Orlando Silva elogia rumo de Dilma e critica descaminhos da oposição 

“A presidenta Dilma Rousseff caminha no rumo acertado de garantir a retomada do crescimento econômico. Nós temos aqui é que saudar as parcerias firmadas a partir da viagem de S.Exa. aos Estados Unidos; as parcerias firmadas a partir da viagem de S. Exa. à Rússia; as parcerias firmadas por meio de um acordo bilateral de alto nível com os chineses aqui no Brasil. Essa é a agenda que interessa ao nosso país! Essa é a agenda que vai garantir a retomada do crescimento.” 

Orlando Silva elogia rumo de Dilma e critica descaminhos da oposição - Agência Câmara

A fala é do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), que discursou na noite desta terça-feira (14), na Câmara dos Deputados, para elogiar as ações do governo Dilma e criticar a oposição, a quem acusou de “baixo compromisso com a democracia.”

O parlamentar lamentou os ataques à Presidenta da República e ao Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), órgão máximo do Poder Judiciário. “Quando um líder de oposição vem aqui fazer insinuações contra o representante maior do Poder Judiciário é sinal de que a oposição brasileira perdeu completamente a capacidade de raciocinar politicamente”, avalia Orlando Silva.

Ele rechaçou qualquer insinuação sobre o encontro dos dois presidentes dos poderes Executivo e Judiciário, em Porto, Portugal, durante visita de Dilma Rousseff e Ricardo Lewandowsky àquele país na semana passada.

“Chefes de Poderes podem, sim, a qualquer tempo, dialogar sobre os temas de interesse nacional. Todos sabem que havia uma agenda internacional dos dois Chefes de Poder e que houve uma oportunidade de um diálogo e de um encontro, e nós devemos respeitar a institucionalidade, a democracia, o equilíbrio entre os Poderes e os Chefes dos Poderes”, discursou o parlamentar, em recado aos líderes da oposição.

Fracasso da oposição

E lamentou o “hábito os líderes da oposição ligarem uma metralhadora giratória e atirarem para todos os lados, indistintamente, sem critério, ao invés de qualificar o debate político e pensar em projetos para o Brasil.”

“A oposição, que só torce pelo fracasso, vai fracassar, porque o povo brasileiro está interessado no crescimento econômico, na ampliação da democracia”, afirmou Orlando Silva, ao parabenizar a presidenta Dilma pelo encontro dos governadores do Sudeste – de São Paulo, Geraldo Alckmin; de Minas Gerais, Fernando Pimentel; e do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão – com a Presidenta da República e vários ministros para debater iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de cada um dos estados e para o desenvolvimento da Região Sudeste do Brasil.

“Iniciativas como essas são caminhos que sinalizam para o enfrentamento das dificuldades que o País atravessa no presente momento. E sinalizam para a sociedade brasileira e para o setor empresarial que, a partir de uma ação conjunta dos vários governos, a partir de iniciativas como o programa de concessões, que vai mobilizar o setor privado brasileiro, nós vamos sair da dificuldade que todo o mundo vive em função da grave crise que atinge, por anos, a economia mundial e que repercute na economia brasileira”, explicou Silva.

Ao concluir seu discurso, o parlamentar, que é vice-líder do governo, disse que “seria oportuno que a oposição desta Casa se inspirasse nesses bons exemplos, que se inspirasse na atitude da Presidenta da República, que não governa observando o partido A, o partido B ou o partido C, mas governa pensando em garantir o desenvolvimento do conjunto do nosso País, governa se preocupando em garantir o emprego para trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.