Olimpíada de Matemática e o esforço da inclusão através dos estudos
Os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro e da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, fizeram a entrega das medalhas de ouro para os alunos premiados na edição de 2014 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (20), no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro. Aldo destacou o esforço do governo em retirar da exclusão "lamentável" em que vive parte de população do país que não sabe nem contar.
Publicado 21/07/2015 11:19
Para Janine, quanto mais o Brasil for um país justo e der oportunidades, mais livres serão os jovens para escolher seus caminhos profissionais, pessoais e de inteligência. E comemorou: “O mundo que se abre diante de vocês não é trivial. É um belo e grande mundo”, apontou.
Para o ministro, o desempenho dos estudantes favorece o crescimento do país. “Se eu posso sugerir uma coisa, orgulhem-se muito da história de vida que vocês já têm e pensem na história de vida que vocês vão construir com muito carinho, muita ambição, porque todos merecem”, disse.
Landim destacou que além de participar da competição, os alunos que conquistam medalha de ouro podem passar por uma seleção e garantir bolsa para estudar em uma universidade do país, concedida pelo Instituto Tim, no valor de R$ 1,2 mil. A oportunidade pode se estender também para fora do país. “A primeira seleção foi feita este ano, e uma aluna escreveu dizendo que foi admitida para a Universidade de Helsinque [Finlândia], e gostaria de saber se pode continuar com a bolsa para prosseguir seus estudos. Isso mostra a qualidade da seleção que foi feita”, explicou.