“Dilma é uma mulher patriota, lutadora e de fibra”, diz empresário

Durante inauguração da unidade de produção do etanol de segunda geração da empresa Raízen, nesta quarta-feira (22), o presidente do Conselho de Administração da Cosan, Rubens Ometto, classificou a presidenta Dilma Rousseff como “mulher patriota, lutadora e de fibra”.

Dilma inauguração de refinaria de estanol 2G - Agência Brasil

“Desde que ela era ministra de Minas e Energia, a interlocução dela conosco sempre foi no sentido de nos empurrar para a frente. Suas críticas sempre foram provocativas; sempre nos incentivou a ser uma empresa de energia”, disse Ometto em seu discurso.

“Hoje é muito fácil criticar, mas temos que reconhecer os méritos onde eles estão – e não só reclamar do que poderia ser melhor”, enfatizou o empresário, ressaltando que sem o financiamento do BNDES, o empreendimento “não seria viável”. Ele agradeceu ainda ao banco que financiou o projeto e disse: “O Brasil tem que se orgulhar de poder contar com um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo”, enfatizou.

A unidade, pertencente à empresa que junto com a Shell formou a Raízen, recebeu investimentos de quase R$ 240 milhões, a maior parte proveniente de recursos do BNDES. A biorrefinaria tem capacidade de produção de mais de 42 milhões de litros de etanol por ano vai extrair combustível da celulose.