Escolas brasileiras recebem aulas sobre igualdade de gênero  

Currículo Educativo para o Ensino Médio sobre Gênero, Sexualidades e Prevenção de Violências e seis planos de aulas complementares. Estes são os materiais pedagógicos disponibilizados, a partir de sexta-feira (24), para as escolas brasileiras. Elaborado pela ONU Mulheres no âmbito da campanha “Una-se pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, o currículo é uma proposta pedagógica para conscientizar meninos e meninas sobre o direito das mulheres de viver uma vida livre de violência.

Escolas brasileiras recebem aulas sobre igualdade de gênero

As aulas abordam os seguintes temas: Sexo, gênero e poder; Violências e suas interfaces; Estereótipos de gênero e esportes; Estereótipos de gênero, raça/etnia e mídia; Estereótipos de gênero, carreiras e profissões: diferenças e desigualdades e Vulnerabilidades e Prevenção.

A ONU Mulheres reconhece as escolas como contextos privilegiados para uma formação integral de meninos e meninas e para o exercício da cidadania, considerando seu papel central na promoção de mudanças sociais.

“Com o currículo, a ONU Mulheres pretende cobrir uma lacuna no ensino de gênero nas escolas, ofertando a professoras, professores e estudantes ferramentas pedagógicas de liderança e empoderamento das mulheres. Esses conteúdos educativos podem colaborar com a desconstrução de comportamentos machistas e gerar mais consciência sobre as causas da violência contra mulheres e meninas. Educadoras, educadores e estudantes são agentes importantes de transformação e de ação para a prevenção da violência e rumo à igualdade de gênero”, diz Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Currículo plural

“Entendemos como urgente e necessário avançar na construção de um currículo plural e inclusivo, que apresente uma perspectiva multicultural e abra espaço para que diferentes gêneros, etnias, faixas etárias e necessidades de aprendizagem, além de outras categorias da diversidade, sejam efetivamente contempladas”, diz o psicólogo Marcos Nascimento, pesquisador em gênero, sexualidade e masculinidades e consultor responsável pela elaboração dos materiais pedagógicos em parceria com a ONU Mulheres.

Para a elaboração do currículo, foram consideradas as diretrizes do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM 2013-2015), que apontam para a necessidade de promover a inserção de temas voltados para a igualdade de gênero e valorização das diversidades nos currículos, materiais didáticos e paradidáticos da educação básica.

O PNPM destaca ainda, entre os seus objetivos, a necessidade de “consolidar na política educacional as perspectivas de gênero, raça, etnia, orientação sexual, geracional, das pessoas com deficiência e o respeito à diversidade em todas as suas formas, de modo a garantir uma educação igualitária e cidadã”.

Serviço:
Educadoras, educadores e organizações podem entrar em contato para saber mais sobre o currículo da ONU Mulheres pelo e-mail [email protected]