Investigação contra tucano Anastasia pode ser arquivada

Enquanto boa parte das prisões promovidas pelas investigações da Operação Lava Jato são baseadas nos depoimentos de delatores, na maioria contra pessoas ligadas ao PT, o depoimento de um deles parece não surtir o mesmo efeito. Isso porque a Procuradoria-Geral da República estuda pedir ao STF (Supremo Tribunal Federal) o arquivamento do inquérito que apura o envolvimento do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG).

Anastasia e Aécio

O policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, disse à Polícia Federal em novembro de 2014 que entregou R$ 1 milhão em 2010 a Anastasia, então candidato a governador, por ordem do doleiro Alberto Youssef, que posteriormente negou que tenha pedido ao policial que entregasse o dinheiro.

“Tempos mais tarde, vendo os resultados eleitorais, identifiquei que o candidato que ganhou a eleição era a pessoa para quem levei o dinheiro”, disse Careca. A polícia mostrou então uma foto de Anastasia. “A pessoa que aparece na fotografia é muito parecida com a que recebeu a mala enviada por Youssef, contendo dinheiro”', disse o policial.

Supostamente foi com base nesse depoimento e com outras provas que a Procuradoria-Geral da República pediu e o STF autorizou a investigação. Mas agora, estranhamente, segundo matéria publicada na Folha de S. Paulo, os procuradores fizeram nos últimos meses “checagens” para verificar a história de Careca e não conseguiram confirmar os fatos narrados.

Ainda segundo a publicação, os investigadores afirmam que apesar de a apuração não confirmar o depoimento de Careca, o fato narrado pelo policial ainda não está descartado. A hipótese dos investigadores é que o dinheiro mencionado pode ter sido entregue a outro destinatário.

A linha de apuração da Operação Lava Jato segue nitidamente caminhos diferentes quando se trata de pessoas ligadas ao PSDB. Apesar das citações de delatores, nenhum tucano é preso ou julgado, diferentemente do que acontece com petistas.

No caso de Anatasia, por exemplo, em abril a Polícia Federal disse não ter encontrado o Careca para dar depoimento sobre a entrega da mala de R$ 1 milhão a Anastasia. A mesma PF que prende coercitivamente dezenas de pessoas, com direito a participação de emissoras de TV e equipes de jornais, não conseguiu ouvir um carregador de malas.

Além disso, outro fato que causa estranheza é que afirmam agora que o processo contra Anastasia foi aberto somente por conta do depoimento de Careca. Mas Aécio Neves, padrinho de Anastasia, foi citado pelo doleiro Alberto Yousseff e escapou da lista de indiciados da Lava Jato. Dois pesos e duas medidas de acordo com o vento?