Agosto: Theatro José de Alencar oferece programação diversificada

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, inova em agosto com uma programação que inclui literatura, oficina de cinema e vídeo, dança, música, educação e, claro, o teatro. “Consideramos o TJA um centro cultural em pleno coração da cidade, e não exclusivamente um local de artes cênicas, visto que possui diversos espaços para ocupação por programação multicultural.

É essa proposta de programação diversificada que chamamos desde o início de Ocupação TJA”, explica Selma Santiago, diretora do Theatro. A ação parte do reconhecimento e da dinamização dos diversos espaços que compõem o Theatro José de Alencar, que vão desde o Foyer até a Galeria Ramos Cotoco.

“Nos 13 espaços disponíveis (calçada, hall, foyer, pátio, jardim, palco principal, porão, palco Mestre Boa rica, teatro Morro do Ouro, Galeria Ramos Cotoco, Sala de Dança, Sala de Teatro, Sala de Canto), passamos a receber espetáculos de teatro, dança, música, circo e recentemente as artes visuais, através da reativação da Galeria Ramos Cotoco, além ainda de alguns lançamentos literários”, ressalta Selma. No Theatro segue em andamento o processo de reativação da Biblioteca Carlos Câmara, uma ação em parceria com a Coordenação de Política de Livro e Leitura (COPLA), da Secult, para a elaboração de atividades permanentes que atendam às artes literárias.

Novas peças do Curso Princípios Básicos

É no sentido de unir o Theatro e as Artes de forma geral, e assim ressignificar esse equipamento cultural como um dos mais queridos de nosso Estado pelos seus usuários, sejam eles artistas, estudantes ou público que vai prestigiar a programação cultural realizada no centro da capital cearense, que em agosto serão apresentados, a partir da primeira semana, na cena teatral, os espetáculos “Desprender-se” e “Miolo”, resultantes do Curso de Princípios Básicos de Teatro, ofertado pelo equipamento.

As peças marcam a primeira temporada de apresentações dos alunos das turmas da manhã e noite do CPBT, sob a direção de Juliana Veras e Neidinha Castelo Branco. Além dos espetáculos, na área de formação, o Theatro oferta novas inscrições para as turmas de formação do Curso de Princípios Básicos de Teatro, que iniciarão neste semestre.

O Centro em debate

E não para por aí. A principal casa das artes cênicas do Ceará apresenta também durante o mês debates tendo o “Centro de Fortaleza” como foco. A palestra “Urbanidade nas Galerias Modernas no Centro de São Paulo”, realizada no dia 7/8, às 17h, com a arquiteta e doutora Sabrina Fontenele, abre uma série de ações colocando a “Cidade em Debate”, sendo seguida da “Roda de Conversa – Viva o Centro Fortaleza”, que ocorrerá no sábado, dia 8/7, às 15h, no Teatro Carlos Câmara, integrando a Programação da 3ª Edição do Viva o Centro, que envolverá gestores de governos estaduais e municipais, historiadores e representantes de equipamentos culturais localizados no centro da cidade.

A ideia é pensar os movimentos urbanos na capital e as novas relações da coletividade com os espaços públicos. Outra ação que fará parte dos debates é o lançamento do Projeto “Pacto em Ação pelo Centro de Fortaleza,” que ocorrerá às 19h, no Palco Principal. Todas as ações serão gratuitas e abertas ao público.

Nova exposição de fotografias

Agosto é também mês de estreia da Exposição “Tilte”, de Taiz Lima, com fotografias de Galba Sandras, na Galeria Ramos Cotoco, a partir do dia 1º/8. A mostra é aberta ao público, com visitação de terça à sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, de 14h às 17h.

18 peças teatrais

O Theatro ofertará ainda 18 espetáculos de teatro, dentre eles os “60 anos de vida e 45 anos de Ricardo Guilherme, em uma Aula­espetáculo”. Outras ações que o TJA sediará são o VII Prêmio SATED/CE, em comemoração ao dia do Artista, e o espetáculo “Como nasce um Cabra da Peste”, da Cia Agitada Gang, integrante do Festival de Teatro Brasileiro – FTB.

Música no TJA: "Raul in concert"

Na cena musical, serão realizados no equipamento da Secult o Concerto “Grandes Clássicos da MPB”, ação da Orquestra Filarmônica do Ceará­, que homenageia em agosto o eterno "maluco beleza", com o espetáculo “Raul Seixas In Concert”, em comemoração aos 70 anos do cantor e compositor. A apresentação acontece na terça-feira, 11/8, Às 19h30.

O TJA também abriga o Lançamento do DVD "­ Tributo a Alberto Nepomuceno – 151 anos", com a cantora Maruça Rodrigues; Recitais de Flauta Doce, com Sueli Helena de Miranda, flautista mineira, radicada em Brasília desde 1993, que foi selecionada em 1° lugar no programa Bolsa Virtuose do Ministério da Cultura de 2001, aperfeiçoando-se em Flauta Doce no Conservatório Real de Bruxelas – Bélgica com o eminente flautista Bart Coen. E ainda, o Concerto Sinfônico, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual do Ceará (Osuece).

Dança e literatura

A dança vem representada pela Mostra de Solos e Duos de Dança e pelo espetáculo “Com quantas tampas se faz uma dança”, solo de Silvia Moura, artista consagrada e de longa trajetória na cena cearense.

A literatura também entra em cena no TJA, com a abertura do Seminário de Agentes de Leitura, no domingo, dia 16/8, às 18h, tendo como convidado especial o professor e consultor de língua portuguesa Sérgio Nogueira, conhecido pela participação no quadro "Soletrando", de um programa nacional de televisão, e em outros projetos de difusão e valorização da língua portuguesa.

Programação de Agosto

Fonte: Governo do Estado