Barão de Itararé lança coletivo "Futebol, Mídia e Democracia" em SP

Para marcar sua fundação e o lançamento de seu manifesto, o Coletivo Futebol, Mídia e Democracia promove um debate na terça-feira (11), às 19 horas, na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, na capital paulista. Aberta ao público, a atividade contará com a presença de Luiz Carlos Azenha (Viomundo), da repórter Camila Mattoso (ESPN Brasil) e o ex-jogador Adauto.

Na ocasião, será lançado o livro O Lado Sujo do Futebol – A Trama de Propinas, Negociatas e Traições que Abalou o Esporte Mais Popular do Mundo (Ed. Planeta). Luiz Carlos Azenha é co-autor da obra e discutirá, com os presentes, os temas presentes na publicação.

A proposta do coletivo é construir uma agenda permanente de lutas que promova debates, palestras e atos públicos abordando assuntos como o falta de democracia e o obscurantismo das instituições que comandam o futebol brasileiro; o monopólio da Rede Globo e o papel dos meios de comunicação; além do crescente processo de elitização dos estádios, distanciando o esporte de seu caráter de cultura popular e o reduzindo, cada vez mais, à condição de mercadoria.

Segue a íntegra do Manifesto:

Manifesto – Futebol, Mídia e Democracia

O coletivo Futebol, Mídia e Democracia, fundado no Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, foi criado com o objetivo de debater as relações de poder entre a mídia e as instituições que organizam o futebol brasileiro, solidificando cada vez mais um processo de cooptação do esporte mais popular do país por interesses estritamente comerciais.

As emissoras de TV, sobretudo a Rede Globo, têm total controle sobre a CBF e federações locais e com isso, na prática, comandam nosso futebol. Influenciam, entre diversos aspectos, a definição dos horários das partidas, a escolha das equipes que receberão mais destaque e a montagem de tabelas, sobrepondo seus interesses privados sobre princípios democráticos.

Os efeitos são sentidos, por exemplo, no enfraquecimento da seleção brasileira, submetida a contratos e acordos obscuros; nos constantes escândalos de corrupção, que abalam a credibilidade do esporte; na elitização do acesso aos estádios, com preços de ingressos cada vez mais caros e o afastamento das camadas populares; e nos pacotes de TV paga, que para muitos torcedores são a única maneira de acompanhar os clubes com menor exposição nos canais abertos. O abismo entre o povo e seu esporte predileto, o futebol, é cada vez maior.

O coletivo busca unir torcedores (organizados ou não), jornalistas, ativistas e estudiosos para construir uma agenda permanente de lutas, que contemple a organização de atividades, debates e mesmo ações práticas para que os efeitos maléficos do casamento entre as empresas de comunicação e as instituições que dirigem o futebol, principal esporte do Brasil e importante elemento na construção da identidade nacional, sejam debatidos e combatidos nas ruas, nos estádios, nos bares, nas universidades e nos demais espaços onde seja possível estabelecer um canal de diálogo e de construção de soluções que favoreçam a concepção de um futebol democrático e popular.

Futebol, mídia e democracia – em defesa do nosso futebol!
 

Serviço:
Data: 11/8/2015 às 19 horas
Local: Sede do Barão: Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83
Próximo ao Metrô República – São Paulo-SP.

Confira e confirme presença no evento: https://www.facebook.com/events/505980672891982/