Indonésia quer expandir cooperação com o Brics

A Indonésia classifica expansão de parcerias estratégicas com o Brics como vital para o desenvolvimento do país.  A afirmação é do embaixador da Indonésia para a Rússia, Djauhari Oratmangun.

Acordo para criação de banco dos Brics passará pelo Senado

"Todos os países do bloco Brics são importantes para a Indonésia, então estamos muito determinados a aumentar nosso desenvolvimento político, econômico e sócio-cultural com o Brics", afirmou o embaixador.

Oratmangun disse também que o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura (AIIB) será benéfico para a região Ásia-Pacífico, para o Brics e para seus parceiros. "A criação do AIIB trará benefícios porque ajudará esses países a se desenvolverem e ajudará os parceiros igualmente".

Segundo o embaixador, a iniciativa de fundar o AIIB foi ótima para os países — como a Indonésia — que têm intenção de cooperar mais intensamente com o Brics.

O bloco Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e o AIIB é uma instituição financeira proposta pela China com o objetivo de investir em projetos de infraestrutura na região Ásia-Pacífico. O banco foi criado em outubro de 2014 e atualmente soma 57 países membros.