Premiê da Líbia anuncia sua renúncia na TV

O Premiê da Líbia, Abdulá al-Thinni, anunciou sua renúncia ao cargo durante um programa transmitido por um canal privado de televisão, nesta quarta-feira (12).

Abdulá al-Thinni

“Renuncio oficialmente e vou apresentar minha demissão perante a Câmara de Representantes no domingo (16) se minha saída é a solução, anuncio na televisão ao vivo que renuncio", disse em resposta a uma pergunta do apresentador.

A posição do chefe de governo líbio produz-se em meio a negociações da ONU para atingir um acordo para que seu governo e o dos fundamentalistas assentados em Trípoli compartilhem o poder.

No final do mês de maio, Al Thinni foi vítima de uma tentativa de assassinato na saída de uma sessão parlamentar que posteriormente teve que cancelar por uma manifestação que exigia sua renúncia.

O ataque foi causado por homens armados não identificados que dispararam contra o comboio que se dirigia ao aeroporto de Tobruk.

A Líbia vive sua pior crise desde o assassinato do presidente Muamar Kadafi e atualmente possui dois governos e seus respectivos parlamentos.

No oriente deste país acontecem diariamente choques armados entre partidários dos governos de Tobruk e os rebeldes de Trípoli e neles intervém de maneira oportunista uma facção do grupo fundamentalista Estado Islâmico.