Irã entrega documentação sobre programa nuclear

A Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA) anunciou que o Irã entregou, neste fim de semana, a documentação esclarecedora sobre o programa nuclear do país.

Programa nuclear iraniano

A entrega da documentação ocorre dentro do período acordado em julho, entre o supervisor nuclear e Teerã e apresentada simultaneamente com o acordo nuclear entre o Irã e o grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

O plano de trabalho inclui uma série de medidas entre a AIEA e o Irã, a primeira das quais consistia na entrega de documentação.

Em setembro próximo, o organismo nuclear avaliará a informação recebida e fará preguntas ao Irã sobre o assunto. Depois disso, prosseguirão as reuniões de peritos para que a AIEA possa emitir, antes do final do ano, uma decisão definitiva sobre a natureza do programa nuclear iraniano.

Em 14 de julho, o AIEA e o Irã assinaram um plano de trabalho cujo objetivo é poder certificar, até o final deste ano, que o programa nuclear do Irã tem fins pacíficos como afirma o Governo do país.