Defesa de Dirceu recorre ao STF para que volte para prisão domiciliar

Segundo informações do Blog do Zé Dirceu, a defesa do ex-ministro entrou com um pedido de reconsideração ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (17). O recurso da defesa solicita que ele volte a cumprir prisão domiciliar em Brasília.

José Dirceu ex-ministro da Casa Civil

Os advogados do ex-ministro questionam a decisão do ministro do STF, Luís Roberto Barroso que autorizou a transferência da prisão domiciliar de Brasília para o Paraná. Dirceu foi preso novamente no início do mês na 17ª fase da Operação Lava Jato.

O questionamento da defesa contra a decisão do ministro Barroso deve ser levado ao Plenário do STF. Antes disso, no entanto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve se manifestar sobre o pedido em parecer.

Roberto Podval, advogado do Dirceu, afirmou que não há precedente de alguém já preso por determinação do STF que tenha sido preso novamente. Ele alega que o retorno a Brasília é justificável diante da “falta de necessidade” da transferência de Dirceu para outra prisão.

As acusações apresentadas contra Dirceu são sustentadas principalmente por depoimentos do lobista Milton Pascowitch. Para o juiz da Operação Lava Jato, Sérgio Moro, não há provas que os serviços de consultorias descritos nos contratos tenham sido prestados.