SP recebe mais de 2,5 mil novas moradias do Minha Casa, Minha Vida

O governo federal fará nesta terça-feira (25) a entrega simultânea de mais de 2,5 mil habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida em municípios do interior de São Paulo. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24) pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab. Serão entregues 1.237 casas em Catanduva, 754 em Araraquara, 448 em Araras e 116 em Mauá.

IGP-M impacta contratos de aluguel - Fernando Frazão/Agência Brasil

Segundo Kassab, essas unidades são parte dos 4 milhões de casas que foram contratadas nas fases 1 e 2 do programa. Desse total, 2,3 milhões já foram entregues e 1,7 milhão de casas ficarão prontas até o fim de 2016.

“Os critérios [de seleção] são técnicos, com dados repassados pelas prefeituras, checados e compatibilizados com dados que temos do IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística], para que possamos atender efetivamente a quem precisa da casa própria, pessoas que moram em áreas de risco, em favelas, em condições sem dignidade. Às vezes, a falta de dignidade é no campo social, pessoas que moram de favor, no fundo de quintal”, afirmou.

Para se inscrever no programa, as famílias devem procurar orientações nas prefeituras dos municípios, secretarias de Habitação, Assistência Social ou na Caixa Econômica Federal.

O programa 

O programa Minha Casa Minha Vida, lançado em abril de 2009, durante o governo Lula, é um programa do Governo Federal que tem mudado a realidade de muitas famílias brasileiras. Em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, o programa já entregou mais de um milhão de moradias.

O programa prioriza o atendimento para quem mora em condições de alta vulnerabilidade, dando descontos e vantagens para famílias que ganham até R$ 5.000,00 por mês, reduzindo o valor dos seguros habitacionais e prestação de acordo com o que ganha por mês.

Minha Casa, Minha Vida 3

Promessa de campanha da presidenta Dilma Rousseff, O Minha Casa, Minha Vida 3, será lançada em setembro e serão contratados mais 3 milhões de unidades para serem construídas até 2018.