Twitter lança ferramenta de agregador de notícias no Brasil

Na terça-feira (25), o Twitter começou a fase de testes de uma nova ferramenta no seu aplicativo para tablets e smartphones. O novo sistema da empresa de tecnologia é um agregador de notícias chamado News. De acordo com a Folha de S. Paulo, o novo serviço permitirá que o usuário não precise mais buscar por notícias em meio as publicações de amigos ou de pessoas famosas que segue.

Twitter lança ferramenta de agregador de notícias no Brasil - Reprodução

As reportagens populares estarão reunidas em um mesmo lugar, que poderá ser acessado por um botão localizado ao lado dos já utilizados para abrir a linha do tempo e ver as notificações da rede social.

Para ter acesso ao conteúdo jornalístico, o usuário não precisa seguir nenhum veículo de comunicação. As notícias mais comentadas e curtidas, dos meios mais conhecidos, serão selecionadas de maneira automática pelo aplicativo.

As matérias serão disponibilizadas em forma de manchetes. Assim que o internauta clicar nesses títulos, ele poderá ver um resumo do texto e conseguirá ler a reportagem completa no navegador do próprio site. Também será possível observar se o assunto foi noticiado por outros veículos.

O gerente de produtos para o mercado internacional do Twitter, Rafael Dahis, disse que a primeira versão do aplicativo levará em consideração o que for mais popular. “No futuro, vai permitir que os usuários personalizem o que será mostrado de acordo com seus interesses”, afirmou.

Durante os testes, não serão todos os usuários que terão acesso ao News. No Brasil, apenas 20% dos perfis da rede social foram escolhidos aleatoriamente para começar a usar a ferramenta.

Ao redor do mundo, o país é o quarto que receberá o agregador de notícias. O Japão já passou pelo período de testes e conta com o serviço disponível para todos. Os Estados Unidos e a Índia estão, aos poucos, utilizando o serviço.

O aplicativo da rede social está disponível para smartphones e tablets que funcionam com o sistema operacional lOS e Android.