UEE-MG realiza congresso histórico com participação de Lula

Com presença do ex-presidente Lula na abertura (dia 28/08), no último final de semana, foi realizado o 44º Congresso da União dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), que elegeu como nova presidenta a estudante Luanna Ramalho.

44º Congresso da UEE-MG - Mateus Weber

A abertura, na sexta-feira em Belo Horizonte, aconteceu em conjunto com o 12º Congresso da CUT-MG. Já no sábado e no domingo (30), o congresso da UEE-MG seguiu com atividades na cidade de Ouro Preto, nas dependências da Universidade Federal do Ouro Preto (UFOP) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os destaques foram as discussões sobre a necessidade da luta contra a redução da maioridade penal e o ato no Dia da Visibilidade Lésbica, comemorado no domingo (29), que terminou com um beijaço entre as estudantes no Restaurante Universitário.

Com a presença de mais de mil estudantes das diversas regiões do estado, com destaque para as delegações da Região Metropolitana de BH e Norte de Minas, contou com cerca de 300 delegados. No domingo, na votação final, a chapa “O movimento estudantil unificado para liderar Minas”, composta pela União da Juventude Socialista (UJS), juventudes do PT e Levante Popular da Juventude, venceu com 90% dos votos, 258 contra 26 da chapa “Oposição de esquerda”.

Com 18 anos, cursando Direito, a estudante belo-horizontina Luanna Ramalho foi eleita presidenta da nova diretoria da entidade, tendo como desafios para os próximos dois anos mobilizar as universidades e articular a luta dos estudantes mineiros. 

Lula, avanços na Educação e desafios
Durante a abertura do congresso na sexta-feira, o ex-presidente Lula muito falou sobre os avanços da educação brasileira nos últimos 12 anos, através de medidas como a criação do Pró-uni para facilitar o acesso dos filhos das classes menos favorecidas ao ensino superior, da política de cotas, fortalecimento de financiamentos como o FIES, além do aumento significativo de novas universidades federais e escolas técnicas, que praticamente triplicou o número em todo país.

O então presidente da UEE-MG, Paulo Sérgio de Oliveira, acredita que “o congresso da UEE traduziu a necessidade da conjuntura política do país, da unificação de um campo progressista, diante das mudanças que o país necessita. Principalmente, nos fortalecemos diante da onda conservadora. A UEE em Minas deu um passo importante com a escolha dessa nova gestão. Acredito que Luanna tem plenas condições de tocar as tarefas, como brava timoneira que é, para contribuir mais com o crescimento da UEE e na luta dos estudantes mineiros”.

Segundo a presidenta eleita da UEE-MG, uma das maiores conquistas da educação em Minas foi nos últimos anos foi a estadualização da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), que desde 2013 oferece gratuidade em todos os cursos ofertados, sem cobrar mensalidades. Como desafios, Luanna Ramalho destaca a o posicionamento dos estudantes contra possíveis cortes de verbas da Educação e lutar pela criação do Fundo Social do Minério, apresentado pela UEE-MG à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que prevê que parte dos royalties sejam destinados para ampliar e melhorar a estrutura das universidades estaduais, melhorando consequentemente a qualidade do ensino superior em Minas. “Queremos também garantir assistência estudantil efetiva para todos os estudantes, com mais acesso por meio de programa de bolsas e combate à evasão dentro das universidades, além de fortalecer o movimento estudantil contra toda tentativa de golpe que tenta sangrar a democracia no Brasil”, defende Luanna, que já terá nesta terça-feira (01/09) como primeiro compromisso participar da audiência que vai debater a situação das unidades da UEMG, no Auditório da ALMG.

Além do ex-presidente Lula e do atual presidente da UEE-MG, na tribuna de honra da abertura e durante os demais dias de realização, o 44º Congresso da UEE-MG contou com a presença de Dijon Moraes Júnior e José Eustáquio de Brito, reitor e vice-reitor da UEMG, Macaé Evaristo, secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Nilmário Miranda, secretário de Estado de Direitos Humanos, Márcio Rosa Portes, subsecretário de Estado de Ciência e Tecnologia, do deputado federal Wadson Ribeiro, Carina Vitral, presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Francisco Faria, presidente da União Colegial de Minas Gerais (UCMG), Tamara Maiz, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), Camila Moreno, coordenadora de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Maria das Neves, diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM), entre outros.

Ao final do congresso no domingo, a UEE-MG fez uma doação de 100 quilos de alimentos não perecíveis para uma Escola Estadual Ouro Preto.