Luciana lança no Recife campanha Mais Mulheres na Política  

A deputada federal e presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos (PE), juntamente com a procuradora da Mulher no Senado, senadora  Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apresentaram, na tarde desta quinta-feira (3), no Recife, o Movimento "Mais Mulheres na Política, a Reforma que o Brasil Precisa" ao governador do estado, Paulo Câmara (PSB) e secretários estaduais. O ato suprapartidário aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, sede do Executivo.  

Luciana lança no Recife campanha Mais Mulheres na Política - Procuradoria da Mulher no Senado

Na ocasião, as parlamentares defenderam a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 98, conhecida como PEC Mulher, que prevê a reserva de 10% das cadeiras do Congresso Nacional, das assembleias legislativas e das câmaras municipais às mulheres já nas próximas eleições. Pela proposição, esse percentual subirá para 12% e 16% nos pleitos seguintes.

O movimento iniciado em março deste ano por senadoras e deputadas federais já percorreu todas as regiões do Brasil e ganhou força com a aprovação em primeiro turno no plenário do Senado da PEC da Mulher no dia 25 de setembro. A PEC Mulher, que havia sido rejeitada na Câmara dos Deputados, foi aprovada no Senado, e deverá retornar à Câmara para ser novamente votada.

A deputada Luciana Santos lembrou que em Pernambuco não há senadoras e que a campanha trazida ao estado tem como objetivo incentivar mulheres a ocupar o espaço político nas eleições de 2016.

“Estamos construindo uma grande rede, que cresce a cada dia, em favor do empoderamento da mulher e essa é uma questão de justiça com a metade da parcela feminina da população do nosso país”.

Luciana é a única mulher entre os 25 deputados federais em exercício, o que representa 4% da bancada. A ex-prefeita de Olinda é ainda presidenta nacional do PCdoB, partido que cumpre a cota de 30% de mulheres na bancada federal, pois tem quatro deputadas, numa bancada com 13 parlamentares. Entre os 32 partidos registrados atualmente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas três contam com mulheres presidentes.

A senadora Vanessa Grazziotin defendeu o equilíbrio entre os gêneros na política, assim como em todos as áreas, Vanessa disse que a sub-representação da mulher não pode continuar sendo tolerada pela sociedade: “Não aceitamos mais sermos tratadas como seres inferiores. Vamos ocupar o espaço que nos é de direito”, afirmou.

O governador Paulo Câmara (PSB) manifestou seu apoio ao movimento. “O parlamento realmente precisa cada vez mais ter uma quantidade de mulheres que busque também levar inovação, acessibilidade e ideias de acordo com a concepção de cada região. Além de um olhar para o avanço e a igualdade entre os gêneros”, afirmou Câmara.

A campanha, que conta com jingle, cartazes e o Livreto Mais Mulheres na Política, chega no próximo dia 10 de setembro em Goiânia (GO).