FGV: Melhora avaliação do consumidor sobre o mercado de trabalho 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgou nesta terça-feira (8), uma melhora na opinião consumidor brasileiro sobre o mercado de trabalho atual. Após sete meses de resultados negativos, o índice subiu 1,4% de julho para agosto deste ano, atingindo 89,5 pontos.

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O resultado foi influenciado, principalmente, pelo Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) que mede a percepção da dificuldade de se obter emprego entre aqueles consumidores com renda familiar total até R$ 2.100,00.

O ICD, por sua vez, mostra que, após a forte elevação da taxa de desemprego em julho, essa pode apresentar elevação mais moderada ou até estabilização em agosto, mas sem indicativo de melhora nos meses subsequentes”, afirma Rodrigo Leandro de Moura, pesquisador da FGV/IBRE.

Outro indicador pesquisado pela FGV, o de Antecedente de Emprego (Iaemp), por outro lado, recuou 2,6% no período. Com o resultado, o índice atingiu o menor nível desde janeiro de 2009. A taxa avalia a opinião de consumidores e empresários da indústria e dos serviços sobre o mercado de trabalho para os próximos meses.