Diógenes Júnior: Todos são quase iguais perante a lei

No sábado, a praça Juscelino Kubitschek, no centro de Niterói amanhece com cartazes que pregavam discursos de ódio. As mensagens – acompanhadas de uma ilustração que faz referência à Ku Klux Klan ameaçavam: “comunista, gay, judeu, muçulmano, negro, antifa, traficante, pedófilo, anarquista. Estamos de olho em você”.

Por Diógenes Júnior

Diógenes Júnior: Todos são quase iguais perante a lei

Rio de Janeiro, Copacabana

No último domingo de um inverno com altas temperaturas, o calor não se restringiu apenas ao clima quente.
Jovens de classe média, moradores do bairro, cercaram um ônibus que transportava jovens iguais a eles – só que diferentes – jovens que voltavam para suas casas depois de um dia na praia.

Ensandecidos, os jovens de classe média depredaram o ônibus e hostilizaram seus passageiros, sob o olhar cúmplice da polícia militar.
“Abre a porta, abre a porta, motorista! Só tem ladrão. Vamos dar porrada.
Fotografa eles, só tem ladrão!” gritavam.

A intolerância enquanto semente já foi cultivada e tem dado muitos frutos podres.

Regada à ódio, à desinformação, encontrou solo fértil na mente infrutífera de jovens que temem o diferente, louvam uma suposta “superioridade” baseada em méritos financeiros e entendem que tudo podem ao arrepio da lei.

A mesma mídia que os incentiva a agirem assim, despejando em suas mentes atrofiadas porções diárias de medo através de programas policialescos e discursos pseudo moralistas, os protege quando são pegos em flagrante n’algum delito.

“Não são traficantes, são jovens de classe média apanhados com drogas”, assim diz, sem dizer, a manchete de um dos maiores portais de notícias no Brasil noticiando a prisão de um rapaz com grande quantidade de drogas.

É esse mesmo tipo de jovem que espancou uma mulher na rua e quando preso, justificou sua barbárie, dizendo:
“Eu achei que era uma prostituta.”

(Nota mental: Como assim? Prostituta pode ser espancada?)

No episódio ocorrido em Copacabana há um fato alarmante: a polícia militar assistiu, como atriz coadjuvante, a ação dos criminosos, digo, dos jovens de classe média que depredaram o ônibus e espancaram seus passageiros.

Porque não os prenderam? Estavam cometendo vários crimes em flagrante, não estavam?

A resposta é bem clara: a polícia militar tem lado, e esse lado não é o lado dos mais fracos.

Certamente que tem lado, e esse lado é o lado do “cidadão de bem”.

O cidadão bem nascido, bem nutrido, bem rico.

Um tipo de cidadão totalmente diferente daqueles passageiros do ônibus atacado.

A verdade é que a polícia militar, quando não usa o mesmo rigor que usa para com o morador do morro e trata com istinção o jovem de classe média dá alguns recados bem claros para ambos os lados:

“Vocês que não moram na Zona Sul, não venham para Copacabana, fiquem no Piscinão de Ramos que lá é o lugar de vocês.”
“Nós endossamos esse tipo de barbárie.”

“Jovens de classe média, a polícia militar está aqui para proteger e servir vocês.
Não se preocupem.”

Foi com enorme tristeza que li, em janeiro último, o artigo de Hildegard Angel no qual ela fazia duas, digamos… “sugestões”:

1 – Em dias de grande concentração de pessoas nas ruas e praias, nos fins de semana e feriados do verão, diminuir drasticamente a circulação das linhas de ônibus e de Metro no fluxo Zona Norte – Zona Sul, estimulando o aumento do fluxo Zona Norte – Zona Oeste, para haver uma distribuição mais equilibrada da população das praias. Barra, Recreio, São Conrado têm praias imensas, lindas. Modo de evitar concentrações opressivas.

2 – Caso essa providência não alcance resultado, partir para um plano B radical: cobrar entrada nas praias de Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon. Isso pode soar com estranheza para os cariocas, que sempre tiveram a praia gratuita, mas no exterior é a normalidade.
Preços módicos, naturalmente.

(Nota mental: disse Hildegard: “as medidas são antipáticas e discriminatórias, concordo. Mas ou é isso ou será o caos.”
O caos, desde que seja para os outros, é refresco, não é mesmo Hildegard?)

O artigo com as tais “sugestões” causou grande e negativa repercussão, até pelo fato de que Hildegard tem um histórico de serviços prestados à democracia, e não o contrário.

O artigo foi deletado, mas ficou o estrago: quantos jovens de classe média acharam boas as sugestões de Hildegard e resolveram implementá-las à força no último domingo?

Quantos jovens de classe média resolveram colar cartazes da Ku Klux Klan com o objetivo de, como feras (que são mesmo) demarcar território contra a “invasão” (sic) de comunistas, gays, judeus, muçulmanos, negros, antifas, anarquistas, ameaçando-os?

Que construção miserável de ser humano é essa que consegue pautar sua vida baseada no desprezo e no ódio, incapaz de ver no próximo um reflexo de si mesmo?

Escrevi essas linhas e, depois de um suspiro desolado, mirei-me a mim mesmo em meu próprio reflexo no espelho envergonhado com minha condição de mero espectador impotente, cuja única arma factível e possível é expressão da indignação expressa nessas linhas.

Em outro tempo, há mais de dois mil anos atrás, outro homem como eu também escreveu, talvez indignado como eu:
“O que é odioso para ti, não o faças ao próximo. Esta é toda lei, o resto é comentário”
Talmud – Shabbat 31ª

“Há preconceito com o nordestino
há preconceito com o homem negro
há preconceito com o analfabeto
mas não há preconceito se um dos três for rico.”

Criolo – Cálice

Em tempo, e nesse tempo, para que não nos esqueçamos:

“Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.”
Art. 5, inciso XV da Constituição Federal de 1988.

*Diógenes Júnior é militante do PCdoB e pesquisador independente. Paulistano de nascimento, caiçara de coração e gaúcho por opção está radicado em Porto Alegre, RS, de onde escreve sobre Política, História, Cinema, Comportamento, Movimentos Sociais, Direitos Humanos e um pouco de um tudo.