Frente Brasil Popular será pré-lançada nesta terça-feira

Nesta terça-feira (29), acontece o pré-lançamento da Frente Brasil Popular, às 18 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa (3º andar). Na plenária de mobilização para o Dia Nacional de Luta, previsto para o próximo sábado (3/10), será discutido a concepção da iniciativa, o programa e as propostas da FBP; e será apresentado o Manifesto ao Povo Brasileiro.

O dia 3 de outubro foi escolhido para o lançamento da Frente porque é a data em que se comemora o 62º aniversário da Petrobras. Além de defender os direitos do povo brasileiro sobre o petróleo, a democracia acima de tudo e uma nova política econômica, a Frente é também uma tentativa da esquerda de responder, da forma mais unitária possível, à ofensiva conservadora em curso.

Não se define, porém, como aliança de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff, ainda que um de seus compromissos centrais seja a defesa da legalidade democrática e do mandato constitucional sacramentado pelas urnas. Sem propósitos eleitorais, a Frente se apresenta como instrumento de mobilização popular e programática, aberta a todas as correntes democráticas e de esquerda.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), juntamente com outras entidades que se organizam na Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), convida para o lançamento da Frente, que acontece no próximo sábado (3/10), com concentração no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre, a partir das 10 horas.