PCdoB saúda o 70º aniversário do Partido do Trabalho da Coreia

O próximo dia 10 de outubro marcará o aniversário de 70 anos de fundação do Partido do Trabalho da Coreia. O PTC é a força dirigente da experiência socialista coreana, tendo conduzido a guerra de libertação contra a agressão dos EUA e Reino Unido na década de 50.

Monumento à fundação do Partido do Trabalho da Coreia, em Pyongyang

Desde então o PTC busca a reunificação pacífica do país. A República Popular Democrática da Coreia, no entanto, sofre constantes provocações do imperialismo. Os EUA mantêm 30 mil soldados na Coreia do Sul e procura de todas as formas isolar e debilitar o brioso país asiático, além de promover constante e insidiosa propaganda difamatória através de sua poderosa rede de comunicação, transformando a realidade coreana em uma caricatura.

A RPDC, apesar disso, resiste firmemente, tendo à frente o Partido do Trabalho da Coreia, e conta com a solidariedade dos comunistas brasileiros que compreendem que é a postura altiva da Coreia popular que impede o imperialismo americano de transformar a península coreana na base para a dominação definitiva daquela região da Ásia.

Leia abaixo a íntegra da carta enviada pelo PCdoB ao PTC:

"São Paulo, 5 de outubro de 2015

Estimado camarada Kim Jong Un,

Estimados camaradas do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) congratula-se com o líder Kim Jong Un, os comunistas e o povo da República Popular Democrática da Coreia pela passagem, em 10 de outubro, do 70º aniversário de fundação do Partido do Trabalho da Coreia (PTC).

Tendo suas raízes históricas na União para derrotar o Imperialismo (UDI) e no Exército Popular Revolucionário da Coreia (EPRC), ambas organizações fundadas pelo saudoso camarada Kim Il Sung, o PTC foi a autêntica expressão dos anseios de camponeses e operários coreanos, sendo um instrumento decisivo para derrotar os imperialismos japonês e estadunidense.

O PTC, sob a liderança de Kim Il Sung, e depois do camarada Kim Jong Il, salvaguardou a soberania nacional e avançou na construção do socialismo de acordo com as particularidades coreanas, sendo também força destacada da luta anti-imperialista e do movimento comunista internacional.

Atualmente, sob a liderança de Kim Jong Un, o PTC segue adiante, em estreita união com o povo, para alcançar ainda maiores êxitos, nos esforços pela construção do socialismo, de uma nação forte, na luta pela paz mundial e pela reunificação pacífica da Coreia.

Assim, em nome dos comunistas brasileiros, saudamos o 70º aniversário de fundação do Partido do Trabalho da Coreia, confiantes no futuro da causa comum que nos une, a independência nacional e o socialismo.

Fraternalmente,

Luciana Santos, presidenta nacional do Partido Comunista do Brasil
José Reinaldo Carvalho, secretário nacional de Política e Relações Internacionais"