Em visita à Colômbia, Dilma busca estreitar relações comerciais

Nesta sexta-feira (9), a presidenta Dilma Rousseff estará em Bogotá para uma visita de Estado à Colômbia. Durante o dia, a presidenta vai cumprir uma série de compromissos ao lado do presidente colombiano Juan Manuel Santos.

Dilma em visita à Colômiba - Agência Brasil

Esta será a primeira visita de Estado da presidenta Dilma à Colômbia. Antes, ela só esteve na Colômbia em 2012 para participar da Cúpula das Américas em Cartagena. Entre os temas das discussões bilaterais com o presidente Juan Manuel Santos estão o setor automotivo, facilitação de investimentos, compras governamentais, serviços, cooperação agrária, cooperação em educação e em ciência e tecnologia, bem como temas das agendas regional e multilateral.

O eixo principal do encontro é o empenho dos dois governos em ampliar a relação econômica e comercial entre Brasil e Colômbia. A Colômbia é o segundo país mais populoso da América do Sul e possui a terceira maior economia, mas ocupa apenas o sétimo lugar em parcerias comerciais com o Brasil em todo o continente.

Os compromissos oficiais da presidenta começam com uma visita à Quinta de Bolívar, onde irá fazer uma oferenda floral. Em seguida, será recebida pelo presidente Juan Manuel Santos na Casa de Nariño, residência oficial e sede do governo colombiano. O encontro será composto de cerimônia oficial de chegada, reunião privada, reunião ampliada, declaração à imprensa e almoço oferecido pelo presidente da República da Colômbia.

Depois da Casa de Nariño, a presidenta também visitará o Congresso Nacional e a Corte Suprema de Justiça, encerrando o dia com participação no Fórum Empresarial Brasil-Colômbia.