Eleição no SitraCarnes: Chapa 01 vence com quase 80% dos votos

Na última quarta-feira, dia 21 de outubro, ocorreu a eleição do Sitracarnes (Sindicato dos Trabalhadores em Indústrias de Carnes e Derivados de Chapecó), em Chapecó, Estado de Santa Catarina, Brasil. A votação iniciou às 5h e seguiu até às 23h. Por volta da meia noite teve início a contagem dos votos, que encerrou próximo das 7h de quinta-feira, dia 22.



A Chapa 01 – Dos Trabalhadores, que concorria à reeleição, ganhou a eleição com quase 80% dos votos.
Três chapas concorriam à eleição. De um total de 3.438 votos válidos, a Chapa 1 – Dos Trabalhadores, fez 2.725 votos, o que representa 79,26%, tendo como presidente reeleito Jenir Ponciano de Paula.
A Chapa 02 – Sindicato para todos, que tinha como candidato a presidente Valdecir Stobe,fez 438 votos, o que representa 12,74%; e a Chapa 3 – A Chapa da Mudança, que tinha como candidato a presidente Clairto dos Santos, teve 275 votos, ou 7, 99%. Também houve 18 votos em branco e 23 nulos.
Para o presidente reeleito, Jenir Ponciano de Paula, o resultado nas urnas demonstra que o trabalho que sua gestão fez de 2010 a 2015 foi aprovada pelos trabalhadores das agroindústrias. “Mesmo com as outras chapas criando dificuldades obtivemos uma grande vitória na eleição. E não é uma vitória apenas da Chapa 01, é uma vitória de todos os trabalhadores e trabalhadoras das agroindústrias de Chapecó, que continuarão tendo um sindicato de luta que respeita o trabalhador”, expôs Jenir.

APOIO

Em nome da Chapa 01, Jenir também agradeceu todos os apoiadores que estiveram junto na campanha, iniciada dia 19 de setembro. A Chapa 01 teve apoio de muitas pessoas, sindicatos de luta de Chapecó, outras cidades de Santa Catarina e de outros Estados do país, entre eles o Sindicato dos Bancários, o Sindicato do Asseio e Conservação, o Sindicato dos Vigilantes, Sindicato dos Professores (Sinproeste) e Sindicato dos Motoristas de Chapecó. Também apoiaram a Chapa 01 a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e os mandatos do vereador Paulinho da Silva (PCdoB) e do deputado Cesar Valduga (PCdoB).
“Também queremos agradecer nossas famílias, que entenderam nossa ausência durante o período eleitoral e em especial a cada trabalhador e a cada trabalhadora, que confiou mais uma vez na gente e votou na Chapa 1. Agora seguimos na luta por melhores salários, condições de trabalho e saúde”, finalizou Jenir.
 
O PROCESSO ELEITORAL



O Sitracarnes ficou em mãos de uma diretoria aliada aos patrões durante 23 anos. Em 2010, a atual gestão, reeleita pelos trabalhadores este mês, conseguiu abrir o processo eleitoral e trazer o sindicato para as mãos dos trabalhadores.
Na eleição deste ano, a Chapa 02, composta pelas mesmas pessoas que ficaram 23 anos roubando direitos do trabalhador, tentou várias manobras para ganhar a eleição. Uma delas foi pedir na Justiça que todos os trabalhadores, sócios e não sócios do sindicato, pudessem votar. A Justiça deferiu o pedido, mas mesmo com todos votando, a Chapa 1, representante da atual diretoria, ganhou a eleição com quase 80% dos votos.



A eleição foi uma demonstração de que os trabalhadores e trabalhadoras, brasileiros,
haitianos e senegaleses que trabalham nas agroindústrias de Chapecó, estão juntos com a atual diretoria do sindicato na luta por melhores salários e benefícios, mais direitos trabalhistas, melhores condições de trabalho e de saúde.

*Mariane Kerbs/Chapecó