UNE participa do 9º Fórum das Juventudes da Unesco

De 26 a 28 de outubro, mais de 500 jovens de todo o mundo participam da 9ª edição do Fórum das Juventudes da Unesco, que neste ano acontece em Paris, capital francesa. A presidenta da UNE, Carina Vitral, ao lado do presidente do Conjuve, Daniel Souza forma a delegação brasileira que irá debater e contribuir com o tema do evento ‘’Jovens Cidadãos Globais para um Planeta Sustentável’’.

UNE participa do 9º Fórum das Juventudes da Unesco

”No mundo todo a juventude com seu engajamento faz a diferença, está sendo uma boa experiência compartilhar lutas e saberes”, falou Carina.

Também participam do evento os jovens do Quarteto de Cordas do Instituto Ciranda, pertencente a projeto social do Mato Grosso, que fará apresentação no encerramento do, ao lado do violinista Eijin Nimura, Artista pela Paz da Unesco.

Ao final do Fórum, os jovens participantes irão compilar uma série de recomendações que serão apresentadas aos Estados-membros da Unesco em sua Conferência Geral. Tais recomendações incluirão ideias de como a Unesco deve evoluir em suas políticas e programas voltados às áreas temáticas da mudança climática e desenvolvimento sustentável.

O Fórum 

Desde 1999, a cada dois anos, o Fórum da Juventude reúne jovens dos 195 países-membros da Unesco, além de embaixadores, príncipes e autoridades governamentais que representam os países na Organização. O evento permite que os jovens e os governantes dos países imaginem soluções conjuntas para melhorar a situação de vida de crianças e jovens do mundo. As discussões do Fórum resultam em uma série de ações recomendadas que são levadas para a instância máxima deliberativa da Organização: a Conferência Geral da Unesco. Este ano, a 38ª Sessão da Conferência Geral acontece de 3 a 19/11/2015. Na principal reunião da Unesco, Chefes de Estado, reis e rainhas e representantes dos países-membros se reúnem para discutir as estratégias da Organização para os próximos dois anos.