Mariana decreta estado de calamidade pública

Decreto foi assinado no sábado (14) pelo prefeito Duarte Júnior. Pelo menos dez pessoas morreram, 18 estão desaparecidas e 631 ficaram sem moradia depois que duas barragens – Fundão e Santarém – da mineradora Samarco se romperam na tarde de 5 de novembro em Mariana, município localizado a 100 quilômetros de Belo Horizonte.

Duarte Júnior, prefeito de Mariana

O prefeito de Mariana, cidade atingida pelo rompimento de uma barragem da Samarco, assinou um decreto de calamidade pública na tarde deste sábado (14).

A União já havia reconhecido a situação de emergência para o município, mas o prefeito Duarte Júnior, do PPS, justificou que há necessidade de decretar calamidade neste momento “porque a tragédia é maior do que a gente imaginava”.

Pelo menos dez pessoas morreram, 18 estão desaparecidas e 631 ficaram sem moradia depois que duas barragens — Fundão e Santarém — da mineradora Samarco se romperam na tarde de 5 de novembro em Mariana, município localizado a 100 quilômetros de Belo Horizonte, na região central de Minas Gerais. Uma enxurrada de lama devastou a região e contaminou o Rio Doce.

A Samarco é propriedade da Vale e da companhia anglo-australiana BHP Billiton.