Conselho Mundial da Paz repudia atentados e políticas imperialistas

Em nota distribuída nesta segunda-feira (16), o Conselho Mundial da Paz, presidido pela ativista brasileira Socorro Gomes, repudiou os atentados realizados em Paris na última sexta-feira (13) e as políticas imperialistas de ingerência e de "guerras por procuração" que alimentam as redes terroristas.

Socorro Gomes

Leia abaixo a íntegra da nota da presidência do Conselho Mundial da Paz:

Os atentados ocorridos em Paris na última sexta-feira (13) merecem o mais firme repúdio. Ao condená-los, expressamos as mais sentidas condolências aos familiares das vítimas e a todo o povo francês.

O terrorismo é um método brutal e cruento que tem como principal alvo pessoas inocentes, e deve ser repudiado nos mais firmes termos.

Somamo-nos ao clamor dos povos e das pessoas amantes da paz e da liberdade em todo o mundo pelo combate aos grupos que se utilizam desses métodos fazendo vítimas em diversos países no planeta atualmente, desde a Nigéria até a Tunísia, a Síria, o Líbano e, agora novamente Paris. Os povos unem-se em solidariedade às vítimas e às nações que buscam formas de superar esta mazela.

Os povos também se unem na denúncia do papel das grandes potências imperialistas e das políticas de ingerência e de “guerras por procuração” que alimentam as redes terroristas. Os atentados demonstram, com demasiada crueldade, que entre as vítimas das políticas agressivas de determinados governos, como o dos Estados Unidos, da França, do Reino Unido, entre outros, estão também seus próprios cidadãos.

Essas políticas geraram um solo fértil para grupos como o chamado “Estado Islâmico”. Os países imperialistas instrumentalizaram grupos terroristas utilizando-os na tentativa de derrubada do governo sírio.

Além disso, preocupamo-nos com o combustível à xenofobia e à militarização contido na resposta do governo francês ao mais recente massacre de inocentes, com a já habitual reação islamofóbica, por um lado, e a imposição de “medidas excepcionais” que podam direitos democráticos essenciais, por outro.

O mundo precisa mudar de rumo, as políticas de Estado das forças hegemônicas, baseadas na ingerência, no militarismo, na violação do Direito Internacional e nas guerras devem ser substituídas por políticas em defesa da paz e da soberania nacional.

O combate ao terrorismo perpetrado por grupos como o ISIS e a Al-Qaida é indissociável da luta contra o terrorismo de Estado das potências imperialistas.

Socorro Gomes
Presidenta do Conselho Mundial da Paz