PT repudia golpismo e pede retirada de acampamento no Congresso 

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), em nota oficial em nome da bancada, informou ter solicitado ao Ministério da Justiça que acione a Polícia Federal para investigar a atuação de grupos golpistas acampados nas imediações do Congresso Nacional. O pedido ocorre em razão da prisão, na quinta-feira (12), pela Polícia Civil do Distrito Federal, de um manifestante que portava uma arma de fogo e diversas armas brancas em seu carro, estacionado junto ao acampamento em frente ao Congresso. 

PT repudia golpismo e pede retirada de acampamento no Congresso

“Respeitamos a liberdade de expressão e de manifestação, princípios que fundaram o nosso Partido e balizam a nossa atuação, mas jamais poderemos nos omitir diante de fatos gravíssimos como o que ocorreu ontem e que podem se repetir na forma de tragédia”, diz a nota divulgada na sexta-feira (13).

Sibá informou ter pedido também providências ao governo do Distrito Federal para que os órgãos de segurança promovam investigações, dado “o caráter violento e fascista dos agrupamentos golpistas”. O líder considera ‘’extremamente temerária a manutenção dos acampamentos nas proximidades do Congresso Nacional que têm por objetivo destituir a presidenta Dilma Rousseff’’.

O líder do PT, ao mesmo tempo, oficiou ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para que façam cumprir a resolução que proíbe acampamentos no gramado à frente da sede do Legislativo. Essa resolução é do dia 7 de agosto de 2001 e foi assinada pelo então presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG) e o presidente (interino) do Senado, Edison Lobão (PMDB-MA).

“Em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, manifesto o meu mais veemente repúdio às movimentações de segmentos refratários à democracia que atentam contra a normalidade constitucional ao tentarem interromper a qualquer custo o mandato da presidenta Dilma Rousseff’”, diz nota.

Leia a íntegra da Nota de Repúdio:

Em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, manifesto o meu mais veemente repúdio às movimentações de segmentos refratários à democracia que atentam contra a normalidade constitucional ao tentarem interromper a qualquer custo o mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Tomamos conhecimento de fatos ocorridos na noite desta quinta-feira (13) e ficamos estarrecidos com a prisão de um manifestante – pertencente a um dos inúmeros grupos golpistas que estão acampados nas imediações do Congresso Nacional – que portava um pequeno arsenal, incluindo arma de fogo, e tinha a intenção, segundo reportou o site do jornal Folha de S. Paulo, de “matar a presidenta Dilma Rousseff e jogar uma bomba no Congresso Nacional”.

Frente a tal episódio, que revela o caráter violento e fascista dos agrupamentos golpistas, consideramos extremamente temerária a manutenção dos acampamentos nas proximidades do Congresso Nacional que têm por objetivo destituir a presidenta Dilma Rousseff.

Resta claro que estes grupos representam uma inconteste ameaça a qualquer pessoa que eventualmente circule nas áreas adjacentes aos acampamentos.

Diante disso, informo que já oficiamos ao Ministério da Justiça e ao governo do Distrito Federal para que acionem a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Polícia Militar e demais órgãos competentes no sentido de promover investigações sobre os grupos acima mencionados. Ademais, também oficiamos ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros, e ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha, para que façam cumprir a resolução que proíbe acampamentos no gramado à frente da sede do Legislativo.

Respeitamos a liberdade de expressão e de manifestação, princípios que fundaram o nosso Partido e balizam a nossa atuação, mas jamais poderemos nos omitir diante de fatos gravíssimos como o que ocorreu ontem e que podem se repetir na forma de tragédia.

Brasília, DF, 13 de novembro de 2015

Sibá Machado (PT-AC)
Líder da Bancada na Câmara