Corinthians debate inserção do negro na sociedade e no futebol

O Núcleo de Estudos do Corinthians (Neco) realizará um importante evento em homenagem ao dia da Consciência Negra. De acordo com os organizadores, "o time do povo assume a sua responsabilidade no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial".

Símbolo do Núcleo de Estudos do Corinthians

Segundo eles, serão abordadas questões como "o negro na sociedade brasileira", "o racismo no futebol", "o atleta negro no Corinthians, histórias e perspectivas para o futuro", "o racismo institucional. Participação, representação e empoderamento dos negros no Corinthians" e "a importância do Corinthians na promoção da igualdade racial".

A entrada é gratuita e o evento será realizado a partir das 19h30, no Teatro Omni, dentro da sede do clube, situada na rua São Jorge, 777.

Esta será a quarta atividade pública do Neco, grupo que se empenha em resgatar a história da equipe e constituir instrumentos para tornar o clube mais inclusivo, popular e democrático.

Na mesa, estará o ex-jogador Wladimir, um dos articuladores da Democracia Corinthiana, a mais relevante experiência mundial na construção da conscientização social e política por meio do esporte.

Wladimir é o jogador que mais vezes jogou pelo clube além de ter um recorde brasileiro: o de ser o atleta que mais vezes atuou por um clube de maneira consecutiva, em 163 jogos, sem ausência por contusão ou punição desportiva.

Wladimir vai narrar suas histórias de atleta e mostrar de que maneira o futebol pode auxiliar na luta cidadã pela igualdade racial.

Outro convidado especial é o professor doutor Juarez Xavier, da Unesp de Bauru, coordenador do Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão e ativista na luta contra o preconceito racial. Ele vai falar sobre a importância do negro na construção da identidade nacional, sobre a luta contra a discriminação no meio esportivo e sobre o papel da mídia na calcificação de conceitos de exclusão.

O sociólogo José Carlos Pereira, o Carlinhos, da Pastoral do Migrante, apresentará um inédito painel sobre o processo de integração dos negros neoimigrantes na sociedade brasileira.

Haverá ainda a participação de representantes das comunidades de novos imigrantes, como haitianos e nigerianos.