Presidente da COP 21 quer acordo universal e ambicioso

Laurent Fabius, presidente da Conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática (COP 21), que se realiza em Paris, insistiu na importância de atingir um acordo universal e ambicioso.

Laurent Fabius - BBC

"A mobilização dos chefes de Estado já é um sucesso. A luta contra a mudança climática é uma obrigação vital. Em 11 curtos dias devemos atingir um acordo universal e ambicioso", expressou o também chanceler francês ao pronunciar-se na inauguração oficial do evento, nesta segunda-feira (30).

"A tomada de consciência de que um acordo seja indispensável tem sido forte. 2014 foi o ano mais quente já registrado e 2015 será pior", apontou Fabius.

Declarou que até o momento foram publicadas 184 contribuições que representam mais de 95% das emissões de gases de efeito estufa.

Nem tudo será resolvido em Paris, mas nada será resolvido sem Paris. Acredito que a luta contra a mudança climática é mais que uma questão do meio ambiente.

"Façamos desta conferência um acordo histórico", ressaltou.

Cerca de 150 chefes de Estado e Governo participam da cúpula, a qual está centrada em limitar o aumento da temperatura global ao nível recomendado de dois graus centígrados neste século.

Se superar esse limite, o mundo enfrentará um futuro carregado de secas, inundações e um devastador aumento do nível do mar, advertem os cientistas.

As negociações terão que elevar o compromisso de redução de emissões e se focar principalmente em perdas e danos, adaptação, amenização e financiamento, declaram.

Os debates sobre o clima reúnem delegações de aproximadamente 195 países no parque de exposições de Le Bourget, ao norte da capital francesa.

A jornada desta segunda estará marcada pelas intervenções dos chefes de Estado presentes, as quais não devem exceder os três minutos.

Fortes medidas de segurança foram implementadas no local com a finalidade de garantir a proteção dos participantes do evento, que acontece pouco mais de duas semanas depois dos atentados que provocaram 130 mortes na Cidade Luz.