PCdoB-AM  discute os rumos para governar o Amazonas

 PCdoB o partido com a cara e a coragem do Brasil discute os rumos para governar o Amazonas

Esquerda para a direita: Alessandra Campêlo Deputada Estadual, Eron Bezerra Presidente do PCdoB - AM, Vanessa Senadora e Yann Evanovick Presidente Estadual da UJS - AM
Manaus – Com a presença de mais de 200 delegados representando os municípios e a capital e mais de 300 participantes, entre eles convidados e militantes, com presença do cônsul de Cuba Abraham Lorenzo Gil Pedroza e o representante nacional da direção do PCdoB, Jose Reinaldo, secretário de nacional de Relações Internacionais, o presidente estadual do partido, Eron Bezerra fez a abertura da 18º Conferência Estadual do PCdoB na manhã deste sábado (28) e com previsão de encerramento para às 18hs de hoje. Eron saudou os conferencistas, defendeu a unidade do partido e sua ação vigorosa como um forte componente na defesa do governo popular e de um projeto nacional desenvolvimentista.
Já a senadora Vanessa Grazziotin falou sobre a conjuntura nacional e fez um balanço de sua atuação política no Senado Federal com destaque na atuação à frente da Procuradoria da Mulher que ganhou projeção e importância com a proposta de “Mais Mulheres na Política. Vanessa também destacou a defesa do estado do Amazonas, em particular dos municípios e do interesse dos trabalhadores. Fez um veemente discurso em defesa da retomada da BR-319.

Atuação Internacionalista

O secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo falou sobre a condução da política externa brasileira e condenou os atentados terroristas na França e também imperialista de países do Ocidente nas questões internas de Estados do Oriente. “Nós condenamos qualquer forma de terrorismo, seja a que aconteceu na França, na Síria e também o atentado contra o avião russo derrubado na Turquia” afirmou o secretário.
Presente no ato político e falando em nome da bancada de vereadores do interior, Wanderley Barroso vereador do município de Manacapuru destacou o grande esforço de todo o partido no interior na construção da Conferência Estadual.

Ato Político

Aos gritos de “Não vai ter Golpe!” o presidente da UJS Amazonas, Yann Evanovick fez um irreverente e forte discurso na defesa do governo Dilma, ressaltando o papel da juventude citando a recente marcha da secundarista e a ocupação das escolas em São Paulo e a marcha dos negros contra o racismo e o preconceito. O jovem líder comunista fez uma crítica contudente ao prefeito de Manaus, Artur Neto e o acusou de entregar R$ 50 milhões aos empresários com a justificativa de fiscalizar o uso dos passes. Evanovick chamou Artur Neto de “Prefeito do ki-suco e da bolacha” referindo-se a merenda escolar servida nas escolas municipais de Manaus.

PCdoB e PT juntos

 
O deputado do PT, José Ricardo presente no ato político fez destaque a importância da aliança do PT e do PCdoB e afirmou que a dura ofensiva da direita contra o PT , na verdade esconde o seu alvo principal que é derrotar o projeto de um governo popular que deu início com Lula e teve sequência com a presidente Dilma. O deputado petista fez duras critcas ao prefeito Artur Neto “Ele gastou mais de 70 milhões de publicidade até esse mês de outubro e condenou a falta de transparência” disse Jose Ricardo.
Com a saudação aos gritos de “se cuida, se cuida imperialista a América Latina será toda socialista” o cônsul de Cuba Abraham Pedroza revelou que a reabertura das embaixadas de Cuba nos EUA e da dos EUA em Cuba é uma demonstração que “O governo estadunidense cedeu a resistência e luta do povo cubano. É um vitória tática da resistência do povo cubano”.
 
O presidente municipal do PCdoB Manaus, Antonio Levino fez questão de afirmar que “nenhuma crise é insuperável, as vezes tem sua face mais aguda, nós respiramos porque está em curso a transição para dias melhores”. Fazendo uma referência ao difícil momento que atravesse o país e o governo Dilma.
Em referência ao prefeito Artur Neto, diz que Manaus é governada por um “zumbi que nem sabe o que faz com dinheiro do governo federal, e todo o apoio da mídia e do governo do estado”, afirmou.
Levino conclamou aos militantes e mandou um aviso aos adversários “Nós estamos prontos, só esperando a hora de colocar nosso exército na rua”, fazendo uma referência a conhecida militância do partido como um valioso patrimônio.
Fechando o ato público o representante da direção nacional do PCdoB, José Reinaldo fez questão de ressaltar a importância do Amazonas, na quesão da segurança e soberania. “O Amazonas é a sentinela de nossas fronteiras e seu povo, guardiões de nossas florestas” concluiu o secretário de Relações Internacionais.

Da Redação do Portal MP

Por Miguel Pacheco e Ricardo Chaves