Impeachment dificulta movimento das centrais pela superação da crise 

O vice-presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nivaldo Santana, afirmou que o movimento sindical colocou a luta pela democracia e contra o golpe como prioridade na agenda do movimento. 

Por Railídia Carvalho

Centrais Fora Cunha Fica Dilma - Bruno Bou

Ele participou da reunião do movimento Compromisso pelo Desenvolvimento, realizada nesta quarta (9), no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), em São Paulo, para definir os desdobramentos da iniciativa.

“A tarefa prioritária hoje é derrotar o impeachment e a partir daí iniciar um debate sobre a retomada do crescimento”, afirmou Nivaldo. Segundo ele a atual turbulência é complicada para o debate.

“Os trabalhadores aliados com outras forças políticas e sociais colocaram no topo da agenda a necessidade de se ter normalidade democrática e institucional no país”, completou o dirigente.

Segundo Nivaldo, representantes do Compromisso pelo Desenvolvimento devem ser reunir na próxima semana com a presidenta Dilma Rousseff e alguns ministros para apresentar o documento que traz propostas para retomada do crescimento econômico e superação da crise.

Lançado no dia 3 em São Paulo e na última terça (8) no Rio de Janeiro, o movimento Compromisso pelo Desenvolvimento defende medidas que gerem empregos, destrave os investimentos em infraestrutura (como o PAC, por exemplo), retome os investimentos da Petrobras e busque a recuperação da capacidade produtiva e operacional do setor da Construção e Naval, além da preservação e fortalecimento da capacidade de engenharia nacional.