Em reunião no Planalto, Dilma recebe apoio de prefeitos

Depois de obter manifestação de apoio e em defesa da democracia assinada por 16 governadores na semana passada, a presidenta Dilma Rousseff recebeu, nesta segunda (14), nova carta, agora de um grupo de 16 prefeitos de capitais, com uma mensagem de repúdio à tentativa de impeachment.

Dilma com prefeitos

O documento sustenta que o pedido de impeachment aceito pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se apoia em "ilações e suposições". A carta foi entregue por seis prefeitos que se reuniram com Dilma no Palácio da Alvorada nesta segunda, data em que a presidenta comemora 68 anos.

O manifesto dos prefeitos diz que "as dificuldades pelas quais passa o Brasil não serão superadas a partir do desrespeito à ordem constitucional". O debate deve se apoiar no "resultado das urnas nas últimas eleições", defendem os gestores.

"A banalização do uso do dispositivo legal do impeachment fragiliza as instituições e atenta contra a democracia. No pedido acolhido pela Presidência da Câmara dos Deputados não há atos ou fatos que respaldem o início de um processo dessa natureza", escrevem os prefeitos.

Participaram da reunião o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB); de Palmas (TO), Carlos Enrique Franco Amastha (PSB); de Macapá (AP), Clécio Luís Vilhena Vieira (sem partido); de Campo Grande (MS), Alcides Bernal (PP); de Fortaleza (CE), Roberto Claudio Rodrigues Bezerra (PDT); e de Goiânia (GO), Paulo Garcia (PT).

Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Secretaria-Geral da Presidência) também estiveram no encontro. Segundo Garcia, de Goiânia, o texto foi elaborado por ele e por Eduardo Paes.

Além do apoio dos prefeitos e governadores, Dilma vem recebendo mensagens e manifestações de solidariedade de artistas, intelectuais, juristas, professores, reitores de universidades e entidades como CNBB, UNE e OAB.