Senadores destacam avanços da Conferência do Clima em Paris 

Os senadores Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Jorge Viana (PT-AC) fizeram avaliações positivas dos resultados da 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21) encerrada em Paris, no dia 11 deste mês. A senadora destacou que “pela primeira vez todos os países assinaram uma meta obrigatória.” 

Senadores destacam avanços da Conferência do Clima em Paris - Agência Senado

De acordo com ela, todos os países participantes se comprometeram a assumir metas obrigatórias para que a elevação da temperatura da Terra seja de, no máximo, 1,5 grau até o ano 2100 por meio da redução da emissão de gases causadores do efeito estufa.

A senadora ainda destacou o compromisso do Brasil de reduzir em 43%, com base nos níveis de 2005, as emissões de gases de efeito estufa até 2030. “Os estados do Acre e Mato Grosso assinaram o protocolo antecipando o cumprimento dessa mesma meta para o ano 2020, o que é extremamente importante”, ressaltou.

Viana elogiou a decisão da conferência e a participação da delegação brasileira no evento. O senador lembrou a criação de um fundo, com investimento anual de 100 bilhões de dólares, para ajudar os países em desenvolvimento a cumprirem as metas de contenção do aquecimento global.