Xi Jinping pede cumprimento efetivo do acordo global sobre clima

O presidente Xi Jinping declarou na segunda-feira (14) que China e França devem trabalhar com todas as partes para implementar efetivamente o histórico acordo sobre o clima alcançado em Paris.

Xi Jinping

Durante uma conversa pelo telefone com seu homólogo francês, François Hollande, Xi declarou que o acordo de Paris abre um claro caminho para a cooperação global destinada a enfrentar a mudança climática a partir de 2020.

Exaltou os grandes esforços da França como anfitriã da 21ª sessão da Conferência de Paris sobre Mudança Climática (COP 21) e disse que a China também contribuiu para assegurar o sucesso da reunião.

O êxito da Conferência de Paris mostra que a comunidade internacional é capaz de resolver importantes assuntos globais através da cooperação e diálogo, acrescentou.

Quanto às relações entre China e França, Xi indicou que a parceria estratégica integral entre as duas obteve um novo progresso este ano.

O presidente da China deseja que Beijing e Paris mantenham os intercâmbios políticos, confiança mútua estratégica e profunda cooperação em diversos campos, estimulem uma melhor governança global e tenham estreitas comunicação e coordenação sobre importantes assuntos internacionais e regionais em 2016.

A China deseja fortalecer a cooperação com a França no marco do Grupo dos Vinte (G-20) e acelerar em conjunto o crescimento econômico global, acrescentou Xi.

Ao ecoar os comentários de Xi sobre as relações sino-francesas, Hollande elogiou a presença de Xi na cerimônia inaugural da Conferência de Paris e a grande contribuição da China para se chegar ao consenso.

Hollande disse que o acordo em Paris é poderoso e ambicioso e responde aos interesses comuns da comunidade internacional.

Todas as partes devem trabalhar juntas para cumpri-lo eficazmente e cumprir as metas estabelecidas pela conferência, ressaltou.

O acordo em Paris abriu uma nova perspectiva para aprofundar a cooperação sino-francesa em áreas como crescimento verde e energia nuclear civil, disse Hollande.

O presidente francês afirmou que a França concorda em fortalecer a cooperação com a China em assuntos internacionais e a apoiará amplamente na organização da Cúpula do G-20 na cidade de Hangzhou em 4 e 5 de setembro de 2016.