Bresser-Pereira: Democracia está ameaçada pelos liberais

Professores e intelectuais realizaram ato público na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no último dia 16, em repúdio às manobras golpistas e em defesa do Estado Democrático de Direito. No evento, que reuniu renomados intelectuais, foi lançado o Manifesto pela Democracia, que já conta com mais de 7 mil assinaturas. Entre os que endossam o documento está um dos fundadores do PSDB, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Bresser-Pereira, fundador do PSDB, declara apoio à Dilma

Para ele, “a democracia está ameaçada pelos liberais, que não aceitam premissas básicas dela, como os direitos civis e o sufrágio universal”.

“A classe média orfã da política econômica fornece a militância para o golpe”, disse. Para Bresser-Pereira, o impeachment falhará porque “o Brasil tem uma sociedade plural e uma classe trabalhadora ativa”.

Para o professor do departamento de Filosofia da USP, Paulo Arantes, “saindo ou não saindo o impeachment, estamos diante de uma onda avassaladora que está se despejando sobre o Brasil”.

Já Roberto Schwarcz, professor de Letras da Unicamp, o impeachment vai enfraquecer a democracia. “Desde a apuração dos votos em 2014, a oposição trabalha para tornar o Brasil ingovernável de maneira a poder dar o golpe, alegando que o país está desgovernado”, enfatizou.