Despesa militar japonesa ultrapassa os 5 trilhões de ienes

O governo japonês aprovou na quinta-feira (25) o orçamento do ano fiscal de 2016, com um valor total de 96,72 trilhões de ienes (cerca de US$ 799 bilhões), quebrando um recorde histórico. O orçamento de defesa ultrapassou pela primeira vez a marca dos 5 trilhões de ienes (cerca de US$ 42 bilhões).

Vasos de guerra japoneses singram o Mar do Japão

O governo japonês pretende apresentar o projeto fiscal ao Congresso Nacional em janeiro do próximo ano e este poderá ser aprovado antes do fim de março. O orçamento da defesa tem vindo a aumentar continuamente por quatro anos consecutivos.

O primeiro-ministro Shinzo Abe pôs fim, desde o seu mandato em dezembro de 2012, aos 10 anos consecutivos de cortes no orçamento da defesa, procurando agora expandir o âmbito de intervenção no exterior das Forças Japonesas de Autodefesa e reforçar as suas capacidades militares.

O crescimento do orçamento de defesa será principalmente destinado à aquisição de equipamentos militares. De acordo com a agência Kyodo, foram mencionados na lista japonesa de equipamentos militares um avião AWACS do tipo E-2D “Advance Hawkeye” da empresa norte-americana Northrop Grumman, 17 helicópteros de reconhecimento do tipo SH-60 “Seahawk”, 6 caças invisíveis do tipo F-35 e 4 aviões transportadores do tipo MV-22 “Osprey”.

Com a aprovação das forças da lei e segurança do Congresso Nacional, o Japão planeja oferecer apoio de abastecimento aéreo nas missões externas dos EUA. Deste modo, na lista também se inclui um avião de reabastecimento aéreo do tipo KC-46A.