Pesquisa mostra queda de confiança em presidente francês

O índice de aprovação do presidente francês, François Hollande, caiu em dezembro, depois de ter subido em novembro após os atentados do dia 13, em Paris, mostrou, nesta quarta-feira (30), uma pesquisa.

François Hollande

O número caiu quatro pontos e está em 27 por cento, segundo a pesquisa Harris Interactive divulgada aqui.

O índice também caiu no caso do primeiro-ministro Manuel Valls. Cerca de 35 por cento dos entrevistados declararam confiar no chefe de Governo por realizar uma boa política para o país, contra 65 por cento que opinou o contrário. Para o Executivo, o panorama é complexo sobretudo devido aos persistentes problemas do país como o elevado desemprego, em torno de 10 por cento, e o insuficiente crescimento econômico.

Analistas coincidem em que alguns dos principais desafios do governo correspondem à área econômica, concretamente às esferas do trabalho e do crescimento, ainda insuficientes para conseguir uma recuperação sustentada do emprego.

Hollande condicionou sua candidatura às presidenciais de 2017 ao tema trabalhista, já que reiterou que só sairá candidato se houver uma queda real do desemprego, uma de suas promessas da campanha eleitoral de 2012.