Morre o dirigente comunista indiano Ardhendu Bhushan Bardhan

Com profunda tristeza e pesar, o Conselho Nacional do Partido Comunista da Índia anuncia a morte neste domingo (3) do veterano líder da esquerda indiana e do movimento comunista, o camarada Ardhendu Bhushan Bardhan, aos 91 anos.

Ardhendu Bhushan Bardhan

O camarada Ardhendu Bhushan Bardhan nasceu em 25 de setembro de 1925 em Sylhet, hoje Bangladesh. 

Ingressou no Movimento Estudantil, na Federação dos Estudantes de Toda a Índia, no ano de 1940, quando entrou na Universidade de Nagpur, atualmente Maharshtra. No mesmo ano, no final de 1940, foi admitido no então ilegal Partido Comunista da Índia.

Bardhan se tornou um organizador dos estudantes em tempo integral, sem deixar de continuar seus estudos. Em 1945 foi eleito o principal dirigente da Federação dos Estudantes de Toda a Índia.

Depois de deixar o movimento estudantil, tornou-se sindicalista e atuou entre os trabalhadores de energia, ferroviários, têxteis, do setor de defesa, da imprensa, de engenharia e assim por diante.

Por suas atividades como líder estudantil, ativista sindical e organizador do Partido, ele foi preso várias vezes, e passou um total de cerca de quatro anos e meio de prisão.

Em 1957, Bardhan foi eleito para um mandato de cinco anos à Assembléia Legislativa do Estado de Maharashtra.

Em 1968, foi eleito para o Conselho Nacional do Partido, em seu 8º Congresso.

Na sequência do Congresso Bhatinda em 1978, foi eleito para o Comitê Executivo Central do Partido.

Em 1982, no Congresso do Partido Varanasi, foi eleito para a Secretaria Central do Partido. Tornou-se o secretário-geral adjunto do Partido Comunista da Índia m outubro de 1995 (no 16º Congresso), e em agosto de 1996, foi eleito secretário-geral, tendo sido continuamente reeleito até o 21º congresso, realizado em 2012.

O camarada Ardhendu Bhushan Bardhan foi o principal responsável pela elaboração do novo programa do PCI. Foi um escritor prolífico sobre temas políticos, ideológicos, de organização e sobre a história do movimento operário. Seu último livro foi sobre a crise do capitalismo.

O secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil,José Reinaldo de Carvalho, que conheceu pessoalmente o camarada Ardhendu Bhushan Bardhan, tendo mantido com ele uma conversação sobre a conjuntura internacional e temas ideológicos durante a relização do 20º congresso do PCI em Hyderabad, em março de 2008, lamentou o falecimento do dirigente e expressou as condolências em nome da direção e da militância do Partido Comunista do Brasil. “Com a morte do camarada Ardhendu Bhushan Bardhan, desaparece uma das figuras mais marcantes do movimento comunista, que desempenhou papel destacado não só na luta dos trabalhadores e dos povos da Índia pelo socialismo, mas também no combate dos trabalhadores e povos de todo o mundo contra o imperialismo, pela emancipação nacional e social e pela paz”.