Otan é razão para relações ruins entre Rússia e Ocidente, diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, disse recentemente que a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o sistema de anti-míssil estacionado na Europa são as razões principais pela deterioração das relações entre a Rússia e o Oeste.

vladimir putin - RIA Novosti/Mihail Klimentev

O site presidencial da Rússia publicou, nesta segunda-feira (11) uma entrevista de Putin ao jornal alemão Bild na qual ele afirma que a queda do Muro de Berlim não suspendeu a separação da Europa e que um muro invisível está avançando para o leste, sendo a raiz das divergências e crises entre a Rússia e o Ocidente.

Para Putin, os EUA têm utilizado seu poder de grande potência para fazer o que bem entende, ignorando a Lei Internacional e a Carta da ONU.

Putin disse que a sanção contra a Rússia foi uma decisão inconsequente e prejudicial, cujo objetivo não foi apoiar a Ucrânia, mas sim, conter a Rússia. Na entrevista, Putin fala também das relações com a Alemanha. Segundo ele, os povos dos dois países possuem uma amizade de longa data, apesar dos obstáculos exteriores, a Rússia e a Alemanha poderão superar as dificuldades e impulsionar o desenvolvimento das relações bilaterais.