Lula rebate ilações e afirma que Cerveró foi indicado pela base aliada

Por meio de nota divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Lula, o ex-presidente comentou o vazamento do depoimento da delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras, que tenta vincular seu nome a um suposto tráfico de influência.

Lula

Lula rebate as ilações e afirma que, ao contrário do que divulgam, “Cerveró foi nomeado diretor da Petrobrás e da BR Distribuidora por indicação de partido da base aliada”.

“Lula não tem e não teve relação pessoal com o delator, muito menos o sentimento de ‘gratidão’ subjetivamente atribuído a ele”, disse, em nota. Segundo trecho do depoimento de Cerveró, ele diz que acha que foi indicado a um cargo na BR Distribuidora por “gratidão”, após ele supostamente ter ajudado a quitar um empréstimo com o Banco Schahin quando estava na diretoria internacional da estatal.

A nota destaca ainda que em depoimento à PF, Lula confirmou que fez duas indicações pessoais na Petrobras: José Eduardo Dutra e José Sérgio Gabrielli, ambos presidentes da estatal.

“Os demais diretores da estatal e de empresas controladas foram indicados por partidos, como aliás ocorreu e ocorre em outros governos no Brasil e em outras democracias ao redor do mundo”, afirmou o Instituto Lula.

O ex-presidente enfatiza também que tais fatos foram abordados e esclarecidos em depoimento na condição de informante, à Polícia Federal, em dezembro de 2015, em que ele disse acreditar que “a indicação de Nestor Cerveró para o cargo de Diretor Financeiro da BR Distribuidora foi uma solicitação do PMDB”.

A nota diz que as declarações de Lula, sob sigilo judicial, “foram vazadas para a TV Globo menos de 48 horas depois”, mas o depoimento de Cerveró, datado de 7 de dezembro, só foi vazado agora, também de forma ilegal.

“A divulgação tardia de ilações já esclarecidas tumultua ainda mais um noticiário parcial e distorcido”, afirma Lula, em nota. Para ele, o objetivo de tal divulgação tardia foi para se distanciar dos esclarecimentos já oferecidos no depoimento concedido à Polícia Federal, no dia 16 de dezembro.

“A delação de Cerveró é datada de 7 de dezembro, de acordo com a Folha de S. Paulo , e só foi vazada agora, também de forma ilegal. É surpreendente que o exército de jornalistas ‘investigativos’ na cobertura da Lava Jato não tenha relacionado as perguntas feitas a Lula no dia 16 e as ilações produzidas pelo delator no dia 7”, salienta.

A nota reafirma: “Apesar da campanha de boatos e falsas denúncias de que tem sido alvo, Lula não responde a nenhuma ação judicial, porque sempre atuou dentro da lei, antes, durante e depois de ser presidente do Brasil”.