PSDB de Minas diz que licenciamento de barragem rompida foi correto

O Ministério Público de Minas Gerais afirmou que o licenciamento prévio da barragem do Fundão, da mineradora Samarco, concedido quando o tucano Aécio Neves governava o estado, foi o que deu causa ao rompimento da barragem que provocou um dos maiores desastres ambientais da história.

Desastre em Mariana-MG

Segundo apuração feita pelo Ministério Público, a licença prévia para a construção da barragem rompida em novembro foi concedida em 2007, durante o governo de Aécio, sem que a mineradora apresentasse o projeto executivo.

“Podemos apontar com grande exatidão que ele (licenciamento) foi decisivo para que ocorresse essa tragédia”, afirmou o promotor Carlos Eduardo Ferreira.

O “choque de gestão” que Aécio gosta tanto de dizer que promoveu em Minas Gerais, fica evidente diante de tal situação. No entanto, agora, o que prevalece é o silêncio do tucano, que se calou diante da acusação. Mandou apenas um recado por meio do PSDB de Minas, que emitiu nota alegando que em junho de 2015, cinco meses antes do rompimento da barragem, o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) aprovou o licenciamento para a realização de grandes obras nas barragens.

“Tais licenciamentos contaram com o aval do Ministério Público Estadual. Isto demonstra que o processo feito anteriormente foi realizado de acordo com a legislação então vigente”, acrescenta a nota.

A tragédia em Minas deixou 17 mortos, dois desaparecidos, e além de contaminar as águas do Rio Doce. Os resíduos chegaram ao litoral da Bahia, segundo o Ibama.