Tratado de livre comércio Trans-pacífico será assinado em fevereiro

O Acordo Trans-pacífico de Cooperação Econômica (TPP, por suas siglas em inglês) será assinado dia 4 de fevereiro na Nova Zelândia, passo que sela as negociações desse pacto de livre comércio, divulgaram, nesta quinta-feira (21), fontes oficiais.

Países que participam do TPP

Depois da rubrica do documento, os 12 países participantes darão início aos respectivos processos de ratificação e para isso terão até dois anos prévio a sua entrada em vigor, segundo explicou o ministro de Comércio neozelandês, Todd McClay, citado por meios de imprensa.

A cidade de Auckland acolherá a cerimônia da assinatura do TPP, que deve ser ratificado segundo o que foi acordado na conclusão das negociações, que começaram em 2008.

Promovido como uma iniciativa que estabelecerá a maior área de livre comércio do mundo, o pacto é criticado por prever impactos sobre os direitos trabalhistas, a proteção do meio ambiente e até o acesso a remédios a preços populares, entre outras.

Ao TPP estão vinculados também Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Estados Unidos, Japão, Malásia, México, Peru, Singapura e Vietnã.