Renato Rabelo será secretário executivo do Conselhão

Renato Rabelo, ex-presidente nacional do PCdoB e membro do Comitê Central do partido, foi escolhido pela presidenta Dilma Rousseff para integrar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, como secretário executivo. O Conselhão, que realiza a sua primeira reunião nesta quinta-feira (28), é um órgão consultivo formado por 90 representantes da sociedade civil, do empresariado e das centrais sindicais.

Renato Rabelo e Dilma Rousseff em Conferência do PCdoB, em maio de 2015. - Foto: Reprodução

"O meu papel vai ser organizar essa grande articulação que o Conselho representa, permitindo que ponto de encontro funcione como um ambiente no qual possamos construir sínteses a partir da diversidade que ali está presente", salientou Renato Rabelo.

Repactuação dos Caminhos para o Desenvolvimento é o tema do Conselho que vai buscar alternativas para que o Brasil enfrente os desafios da crise econômica e retome o crescimento em curto e médio prazos. O Conselho também reforça o compromisso assumido pela presidenta Dilma no discurso da vitória, em outubro de 20014 após a vitória nas urnas, de buscar o diálogo permanente com os mais diversos setores.

“O conselho tem o papel de realizar um amplo diálogo com a sociedade e a sua composição tem relação com isso. É um espaço no qual ideias vivas podem se encontrar e podemos construir convergências de fundo, estratégicas, que definam os grandes rumos do desenvolvimento do país”, completou Renato.

Nessa primeira reunião, a pauta será a retomada do desenvolvimento, controle da inflação e crescimento sustentável. Uma segunda reunião está prevista para maio deste ano. Ainda de acordo com fontes do Planalto, o governo pretende enviar ao Congresso Nacional as propostas debatidas pelo Conselhão que exijam mudanças na legislação ainda neste primeiro semestre.

Dilma deve discursar no encerramento da reunião, propondo que sejam criados grupos de trabalho no âmbito do órgão para debater temas como reformas e medidas econômicas.

Criado em 2003 pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Conselhão conta com representantes de movimentos sociais, empresários e da sociedade civil. O último encontro dos conselheiros presidenciais ocorreu em junho de 2014.

Domésticas presente

Além dos representantes dos trabalhadores, como Adilson Araújo, da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), e Alberto Broch, da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura), o órgão vai contar pela primeira vez com a participação de um representante dos trabalhadores domésticos. Creuza Maria Oliveira, presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Os estudantes serão representados por Carina Vitral, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

"Reinaugurar o Conselho é um passo fundamental que pode contribuir para soluções importantes e emergenciais para superar a crise, promovendo uma reorientação na política econômica, editando um plano para combater o desemprego, promover a retomada do crescimento, a ampliação dos investimentos públicos e privados, a aceleração das grandes obras de infraestrutura e uma nova dinâmica para a política industrial", afirmou Adílson em editoral publicado no site da CTB.

O órgão também vai contar com Cezar Britto, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Dom Luiz Demétrio Valentin, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O ator Wagner Moura é outra presença confirmada no Conselhão, representando a Organização Internacional do Trabalho, ligada às Nações Unidas.

Nomes do empresariado como Luíza Trajano, do Magazine Luíza, Benjamin Steinbruch (presidente da Companhia Siderúrgica Nacional), José Paulo Lemann (um dos sócios controladores da multinacional AB InBev), e Luiz Carlos Trabuco (diretor-presidente do Bradesco), também integram o conselho.