Osvaldão concorre a prêmios no Festival de Cinema do Sesc

O filme Osvaldão, dirigido por Ana Petta, André Michiles, Fabio Bardella e Vandré Fernandes foi indicado a quatro prêmios no “42° Festival Sesc Melhores Filmes”. As categorias em que o longa foi indicado são as seguintes: melhor documentário, direção, fotografia e roteiro.

Osvaldão - Divulgação

O festival foi criado em 1974 (curiosamente o ano da morte de Osvaldão) e já é uma tradição do Cinesesc, localizado na Rua Augusta, na capital paulista. Entre os grandes filmes que já saíram premiados pelo Sesc estão: Eles Não Usam Black Tie, de Leon Hirszman, A Hora da estrela, de Suzana Amaral, Pixote – A Lei do Mais Fraco de Hector Babenco, O Amuleto de Ogum e Memórias do Cárcere, os dois de Nelson Pereira dos Santos, entre muitos outros grandes títulos nacionais.

A obra narra a trajetória do guerrilheiro do Araguaia, e ex-boxeador, Osvaldo Orlando da Costa, conhecido como Osvaldão, ele estava entre os primeiros combatentes a chegar no sul do Pará, em 1967, com a missão de construir uma guerrilha junto com outros camaradas.

Para Vandré Fernandes, um dos diretores do documentário, é sempre bom participar do prêmio de cinema mais antigo do país e “quando as indicações são decididas pelo voto popular é melhor ainda”. Vandré aponta que “Osvaldão continua em cartaz em algumas capitais, com o festival dos melhores filmes do Sesc, ajuda na divulgação dele, é mais uma vitrine para o filme”.

Já para Ana Petta, “é uma honra ter o filme indicado. Além de ser um espaço importante para contar uma história que a ditadura tentou apagar”.

Fábio Bardella, que foi indicado como diretor e também para o prêmio de fotografia, conta que “a fotografia do Osvaldão foi feita toda na mão, foi uma opção estética que fizemos, optamos por fazer um filme mais em movimento, mais irregular podemos dizer, uma fotografia mais solta, então era tudo na mão, a gente ficava em volta dos personagens filmando, abolimos o tripé. Claro que tem coisas de tripé também, coisas mais paradas, mas a maior parte do filme fizemos na mão mesmo”. Sobre as imagens antigas, Bardella relembra que “tem muita coisa de fotografia no filme também que são imagens de arquivo, o filme é composto de imagens de arquivos e imagens que nós produzimos”.

Um ingresso em troca de um voto

Para votar basta clicar neste link e ir direto para o site do festival. Quem votar ainda ganha ingressos para sessões com os filmes que serão eleitos pelo público.