Pastoriza: Incentivo ao crédito dá fôlego a empresas e ajuda economia

O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Carlos Pastoriza, avaliou, nesta sexta (29), que as medidas de incentivo ao crédito anunciada pelo governo devem ajudar as empresas e, por conseguinte, a economia brasileira.

Carlos Pastoriza e Dilma Rousseff - Roberto Stuckert Filho/PR

“Acredito que teremos um pouco de fôlego e a economia poderá ser destravada. O aumento do crédito é fundamental para que consigamos ajudar a retomada do Brasil”, ressaltou. Pastoriza integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, reativado nesta quinta (28) pela presidenta Dilma Rousseff. 

Entre as ações sinalizadas pelo governo, na busca pelo crescimento econômico, o presidente da Abimaq destaca o anúncio de que haverá o refinanciamento das dívidas contraídas junto ao BNDES. “Além de dar fôlego neste momento tão agudo da crise, contribuirá para que as empresas estejam preparadas e equipadas para o momento em que houver a retomada da economia brasileira”, opinou.

Ao site Fato On Line, Pastoriza disse que foi surpreendido pela decisão do governo de refinanciar esses contratos. “Fomos nós da Abimaq que propusemos isso no ano passado (ao governo) e hoje eles anunciaram”, afirmou. Segundo ele, ao acatar uma poposta do setor privado, o governo sinaliza que está de fato aberto ao diálogo.

Para Pastoriza, no entanto, o governo precisa ir além das medidas emergenciais. “Sabemos que o pacote anunciado é fundamental como medida emergencial, mas o governo não pode perder de vista a necessidade de se iniciar, o quanto antes, as reformas estruturais que tanto o país necessita", encerrou.