Muito tucano e pouco ninho cria guerra em São Paulo

Os tucanos papagueiam que o projeto de governo que os derrotou pela quarta vez consecutiva é permanecer no poder, mas entre eles estão em verdadeira guerra para tentar ocupar o poder, ou pelo menos a cadeira de prefeito de São Paulo. Segundo a colunista da Folha de S. Paulo, o PSDB está rachado em São Paulo, seu principal reduto, e o clima é de guerra.

Tucanos brigando

A coisa está tão feia, que até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma de bombeiro diante do incêndio e pediu ao governador Geraldo Alckmin (SP) para “pegar leve” e não radicalizar a disputa para, pelo menos, manter a fachada de unidade. Mas a preocupação de FHC não é apaziguar os ânimos, mas tentar abafar a crise interna com o olho em 2018, cujo governador Alckmin também tem interesse.

Mas o clima está pesado e os apelos do cacique tucano não surtiram efeito, pois Alckmin entrou de vez na campanha de João Doria Jr., que disputa as prévias municipais no dia 28. A missão dele é derrotar Andrea Matarazzo, candidato de FHC e especialmente de José Serra.

O apoio de Serra e FHC a Matarazzo, segundo a colunista, deixou Alckmin “enfurecido”. Para o governador, seria dele a primazia de escolher o candidato a prefeito.

É, tem muito tucano e pouco ninho.