Congo terá candidata a presidenta da república

Gilda Rosemonde Moutsara Gambou, anunciou na segunda-feira (8) em Brazzaville a sua candidatura às eleições presidenciais antecipadas previstas para 20 de março próximo no Congo.

Gilda Rosemonde Moutsara Gambou

"Para maximizar as possibilidades de consolidação duma democracia verdadeira caraterizada pela organização de eleições livres e transparentes, tomei a decisão de fazer ato de candidatura às eleições presidenciais de 20 de março de 2016", declarou a secretária-geral da "Consciência Livre", partido membro da Frente para o Respeito pela Ordem Constitucional e Alternância Democrática (FROCAD), plataforma da oposição.

Gilda representa, até ao momento, a única candidata a estas eleições presidenciais antecipadas às quais oito outras personalidades se candidataram.

O ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Congolesas (FAC), o general Jean-Marie Michel Mokoko, que se candidata como independente, demitiu-se do seu posto de conselheiro do Presidente Denis Sassou N’Guesso, encarreguegado das Questões de Paz e Segurança.

Ele é o representante da presidente da Comissão da União Africana (UA) na República Centroafricana. Oito dos nove concorrentes já registados são da oposição.

Do lado da maioria presidencial, apesar dos apelos repetitivos dos partidos e das associações políticas, o Presidente cessante, Denis Sassou N’Guesso, ainda não se candidatou, enquanto a data limite de inscrição é para 20 de fevereiro corrente.

Em 2002 e 2009, uma mulher, Angèle Bandou, falecida, candidatou-se às eleições presidenciais, indica-se.