Grécia: Agricultores protestam contra impostos e reformas

Agricultores gregos foram reprimidos com violência pela polícia nesta sexta-feira (12), diante do Ministério da Agricultura da Grécia, no centro de Atenas, durante um protesto contra o aumento de impostos e reformas no setor de pensões exigidas pelos credores internacionais do país.

Vegetais atirados por produtores rurais gregos contra policiais

A polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar manifestantes que reagiram atirando pedras no Ministério. Os agricultores estavam acompanhados de trabalhadores de outros setores, como advogados, engenheiros e funcionários públicos, assim como membros do Pame, o sindicato filiado ao Partido Comunista.

Os protestos representam um grande obstáculo ao primeiro-ministro, Alexis Tsipras, na sua tentativa de aprovar reformas.

Há mais de três semanas, as associações de agricultores têm prometido bloquear as estradas, usando milhares de tratores.

Na semana passada, uma greve de 24 horas foi realizada por trabalhadores dos setores públicos e privado e um dos maiores comícios observados na Grécia nos últimos meses foi realizada no centro de Atenas.

O governo da Grécia está bloqueado nas negociações com os credores sobre a primeira revisão do seu programa de resgate, no valor de até de 86 bilhões de euros (US$ 97 bilhões).