Em Dourados, Aldo Rebelo afirma que pior momento de Dilma passou 

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, esteve em Dourados (MS) na sexta-feira (12) para, ao lado do governador sul-mato-grossense, Reinaldo Azambuja, mostrar a um grupo de embaixadores de países da Liga Árabe o funcionamento do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron). Segundo Rebelo, o pior momento da presidenta da República, Dilma Rousseff, já passou.  

Em Dourados, Aldo Rebelo afirma que pior momento de Dilma passou

Na avaliação do ministro, a crise política criada no fim de 2015 com a aceitação do processo de impeachment contra a presidenta acabou e boa parte de parlamentares e autoridades políticas entendem que o país precisa de união. “Creio que esta agenda desestabilizadora já ficou no passado. As forças vivas do país, tanto situação, quanto oposição, vão cumprir seu papel, mas pensando que o Brasil precisa passar pelos ajustes que estamos passando”, analisou.

Ao lado do tucano Azambuja, Rebelo afirmou que o PSDB, principal partido de oposição na esfera federal, deve seguir com o seu papel de opositor do governo, mas sem a mesma volúpia de alguns meses atrás. “Já vi declarações que o próprio PSDB vai continuar fazendo oposição, mas de forma coesa, reconhecendo que nesse momento as ações são de interesse nacional, principalmente para ajustes na economia”.

A declaração está relacionada com a afirmação do novo líder da minoria na Câmara dos Deputados, o deputado federal, Miguel Haddad (PSDB-SP). Em entrevista a Agência Estado na quinta-feira (11), o parlamentar afirmou que vai defender o apoio da oposição a algumas das reformas estruturantes propostas pelo governo, como a da Previdência Social, desde que o PT deixe claro que também apoiará as mudanças.

Sobre a presidenta, que cancelou agenda em Dourados em dezembro, Rebelo afirmou que essa visita deve acontecer. “A Dilma virá a Dourados em breve. Existe uma visita já programada para que ela conheça o Sisfron”. Na ocasião, Dilma Rousseff cancelou a passagem por Dourados para participar da posse de novos ministros. Nelson Barbosa, deixou o Ministério do Planejamento e foi para a Fazenda, em substituição a Joaquim Levy. Para seu lugar, assumiu Valdir Simão.

Embaixadores árabes

O ministro da Defesa Aldo Rebelo esteve em Dourados com uma comitiva de embaixadores árabes para assistir a uma demonstração operacional do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). 

Rebelo esteve em Dourados no dia 7 de dezembro, onde conheceu todo o piloto do projeto sediado na Brigada Guaicurus e que visa dar maior segurança ao país na área de fronteira.

Na época, ele defendeu o Sisfron como estratégico e essencial para a soberania nacional e negou que os investimentos ao projeto sofreriam cortes por conta da crise econômica.

“Ele [Sisfron] não pode ser visto como caro ou barato mas sim como necessário, estratégico e essencial para a defesa do país e o custo corresponde as necessidades. Liberamos recursos para o projeto que está sendo implantado aqui em Mato Grosso do Sul e vamos dar continuidade também a conclusão dentro do calendário que foi estabelecido", disse Rebelo.