Espanha: Dívida pública fecha em 99% do PIB

A dívida pública espanhola fechou 2015 em 1,069 trilhão de euros, equivalente a 99% do Produto Interno Bruto (PIB), informou hoje o Banco da Espanha.

Moeda de um euro

O endividamento do conjunto das administrações públicas subiu 36,13 bilhões de euros no ano anterior, segundo os dados do organismo supervisor do sistema financeiro.

Somente em dezembro, as obrigações aumentaram em 2,2 bilhões de euros, até um total de 1,069 trilhão de euros.

O Ministério de Economia e Competitividade calcula a razão de dívida partindo do crescimento em volume do Produto Interno Bruto previsto na estimativa publicada pelo INE em 29 de janeiro passado, que aponta para um PIB de 1,081 trilhão em 2015.

A partir desses dados, avalia que o débito fechou em cerca de 99% do PIB, três décimos acima do objetivo para todo o ano, situado em 98,7%.

No entanto, o ministério declarou que a proporção é mais de um ponto percentual inferior à registrada no terceiro trimestre, e se trataria da primeira baixa interanual desde o início da crise em 2008.

A previsão do governo espanhol, incluída no orçamento de 2016, é que a dívida pública caia para 98,2% neste ano, 96,5% em 2017 e 93,2% em 2018.

Segundo o Executivo, o volume atual de compromissos deve-se ao elevado deficit herdado, os mecanismos de ajuda às comunidades autônomas, a recapitalização do setor financeiro e a contribuição espanhola aos programas de resgate de Irlanda, Portugal e Grécia.

O grosso do endividamento nas mãos das administrações públicas encontra-se em valores a médio e longo prazos, que correspondem a mais de dois terços do total e explicam a maior parte do aumento de 2015.

Fonte: Prensa Latina