Lula recebe apoio de centenas de manifestantes em São Paulo

Apesar de ter sido suspenso o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Criminal da Barra Funda, na manhã desta quarta-feira (17), na capital paulista, uma grande manifestação de apoio a Lula ocorreu em frente ao Fórum.  Os manifestantes exibiam camisetas com frases como “Lula presidente” e “Lula, guerreiro, do povo brasileiro”.

Manifestantes pró-Lula

A Frente Brasil Popular – que reúne mais de 60 entidades dos movimentos sindical e social, além de forças políticas do PT, PCdoB e PDT – reuniu centenas de pessoas no ato. Um grupo de cerca de 30 pessoas veio do Rio de Janeiro para apoiar o ex-presidente.

A União da Juventude Socialista (UJS), animava os manifestantes com batuques e palavras de ordem em apoio a Lula, mas o clima ficou tenso após integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), tentarem encher o boneco gigante com a caricatura de Lula chamado de “pixuleco” e foram impedidos.

 

#LulaEuConfio – Juventude presente na defesa do presidente Lula

#PovoComLula Mexeu com ele, Mexeu comigo #LulaEuConfioUJS-Brasil Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB Central Única dos Trabalhadores PCdoB – Partido Comunista do Brasil Partido dos Trabalhadores

Publicado por PCdoB na Câmara em Quarta, 17 de fevereiro de 2016

Os ânimos se acirraram ainda mais. Muitos manifestantes usaram sinalizadores com fumaça. O grupo fascista levou objetos como ovos e frutas e os jogaram em direção aos manifestantes pró-Lula. Uma mulher levou uma pedrada na cabeça (imagem abaixo).


Uma jovem levou uma pedrada na cabeça | Foto: Márcio Pinho/ G1

Lula recebe apoio de deputados 

Após se encontrarem com o ex-presidente na sede do Instituto Lula, parlamentares que vieram de várias regiões do Brasil para prestar solidariedade ao ex-presidente seguiram para o Fórum da Barra Funda, para se juntar ao movimento de apoio.


Grupo de deputados que chegou a São Paulo para apoiar o ex-presidente | Foto: Instituto Lula


Advogados se solidarizam com Lula

Membros da ADJC, (Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania), entidade que reúne advogados democratas e progressistas também estiveram no Instituto Lula após o ato no Fórum Criminal da Barra Funda para prestar solidariedade ao ex-presidente. À frente da comitiva estava Marcus Seixas (segundo, da direita para a esquerda), coordenador da entidade.

Veja as imagens: