Angela Albino critica manobras de Cunha

 Comunista criticou encaminhamentos na votação do destaque que retira perspectivas de gênero do Ministério das Mulheres

Angela critica Cunha

A deputada federal Angela Albino (PCdoB-SC) cobrou nesta quarta-feira, 18, do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, a composição das comissões permanentes da Casa para a efetiva retomada dos trabalhos no Legislativo. Ao falar pela liderança do partido, durante encaminhamento de votação do destaque que retirou do texto-base da Medida Provisória 696/15 a expressão “da incorporação da perspectiva de gênero” do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, a parlamentar catarinense questionou decisão do presidente e disse que a Casa não pode ficar subordinada às vontades dele.

“Tirar a discussão de perspectiva de gênero da pasta é como dizer que não vamos tratar de economia no ministério da Fazenda ou de Esporte no ministério do Esporte. Pior do que isso é não termos onde recorrer para evitar esse retrocesso. Vossa Excelência precisa compor as comissões para não sermos submetidos apenas ao voto do imperador”, advertiu Angela.

Por manobra de Cunha, foi aprovado o destaque do PRB que excluiu a incorporação da perspectiva de gênero no trecho que define o objetivo do órgão. Com a retirada da expressão, na formulação, coordenação, definição de diretrizes e articulação de políticas para as mulheres, o ministério deverá fazer um “planejamento que contribua na ação do governo federal e das demais esferas de governo para a promoção da igualdade entre mulheres e homens”.

“Definitivamente, se as mulheres não tiverem como pauta prioritária a ocupação de espaços políticos, estaremos fadadas ao obscurantismo”, destaca Angela.